Profissionais de TI nas empresas de telecom serão 10% em 2025, prevê Brasscom

Affonso Nina, presidente executivo da Brasscom

Durante o Painel Telebrasil Innovation, realizado esta semana em São Paulo, a associação Brasscom apresentou um estudo inédito sobre o perfil e as futuras demandas de profissionais no setor de telecomunicações. É até hoje o mais detalhado estudo já feito. 

Segundo o estudo da Brasscom, no ano de 2022 o setor de telecom registrou um total de 331 mil empregados, dos quais 35,7% de nível técnico (instaladores e técnicos de manutenção de rede); 15% administrativos; 12,4% de vendas e marketing; 9% no setor de call center; 8,3% profissionais de telecomunicações; 8,4% profissionais de TICs; 5,8% em funções gerais e os demais espalhados entre funções na área financeira (2,2%), indústria (1,6%), engenharia (0,7%), RH (0,5%), gerência (0,2%), advogados (0,2%) e um número ínfimo em P&D.

O número de profissionais em TI nas empresas de telecomunicações (hoje na casa dos 8,4%) tem crescido anualmente, aponta a Brasscom, com previsão de que sejam 10,1% em 2025. A demanda por profissionais de TICs nas empresas de telecom se soma à demanda por profissionais em TICs em geral, setor que deve abrir mais 541 mil vagas nos próximos 3 anos. Dessas vagas, 8,9 mil serão para profissionais de TI voltados à atuação junto a empresas de telecomunicações.

Notícias relacionadas

Segundo Affonso Nina, presidente executivo da entidade, essa imensa demanda exige uma jornada de formação de talentos que se inicia na formação em ciências, matemática, engenharia e tecnologia (STEM), preparação desde a infância, requalificação da base de colaboradores , adaptação dos currículos, articulação de políticas públicas, programas de absorção pelas empresas entre outras medidas urgentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!