Gol promete primeira aeronave com Internet e entretenimento de bordo para 2016

A Gol confirmou oficialmente nesta segunda, 15, uma parceria com a empresa de conectividade e entretenimento de bordo Gogo para oferta de serviços de acesso à Internet em banda larga e entretenimento de bordo com canais de TV por assinatura e vídeos on-demand em suas aeronaves a partir do primeiro semestre de 2016. A expectativa é de que toda a frota da Gol tenha o sistema instalado em até três anos.

Notícias relacionadas
A Gogo equipará as aeronaves da Gol com a tecnologia de antenas duplas 2Ku para oferta de acesso à Internet com picos de 70 Mbps e sistema de entretenimento de bordo por meio de uma plataforma de IPTV com canais de TV e vídeo on-demand com filmes, séries, desenhos, jogos e ainda conteúdos pay-per-view. A conectividade em banda Ku da Gogo utiliza satélites da Intelsat e da SES e já funciona e mais de 50 aeronaves em todo o mundo.

O sistema de entretenimento é distribuído via Wi-Fi e poderá ser acessado por qualquer dispositivo do usuário: smartphone, tablet ou notebook.

A Gogo tem parceria com dez companhias aéreas em todo o mundo, conectando mais de seis mil aeronaves e somando mais de 55 milhões de sessões de Internet em voos.

Experiência frustrada

A TAM foi a primeira companhia aérea a oferecer conectividade em algum voos no Brasil, ainda em 2010, em parceria com a OnAir. A experiência parecia estar dando certo, tanto que menos de um ano depois, em julho de 2011, a TAM chegou a anunciar a expansão da parceria com a OnAir que inicialmente instalaria o sistema em nota a frota nacional, composta à época por 31 aeronaves, para as outras 22 aeronaves de rotas internacionais.

A frota nacional chegou a ter o sistema de conectividade a bordo operacional ainda em 2012, e a internacional começaria a ter o sistema implantado a partir do segundo semestre daquele ano. O fato é que a parceria foi terminada no final de 2014.

A TAM não emitiu comunicado sobre o fim da parceria com a OnAir, apenas confirmou a este noticiário o termino do acordo comercial com a OnAir e informou que nenhuma aeronave no momento oferece serviços de conectividade à Internet em voo. Procurada por este noticiário, a OnAir não retornou nossa solicitação de entrevista para esclarecer os motivos do fim da parceria.

A Azul também oferece há alguns anos, em parceria com a Sky, serviço de TV por assinatura, e recentemente a Gogo também anunciou parceria com a Avianca para a oferta de banda larga em voo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!