Samsung lidera ranking de reclamações de celulares do Procon-SP

Aparelhos danificados ou com mal funcionamento: estas são as principais queixas que colocam os fabricantes de aparelhos celulares no topo do ranking das empresas mais reclamadas no Procon-SP na área de produtos.
Segundo estudo divulgado nesta terça-feira, 15, pela fundação, a Samsung lidera essa lista, com 982 reclamações, três vezes mais que o número do ano passado, de 320. Além disso, no ranking geral (de fornecedores de produtos e também de serviços) a empresa ocupava o vigésimo lugar em 2009 e em 2010 pulou para quarto lugar.
Apesar de reduzir seu número de queixas, de 1.288, em 2009, para 810 no ano passado, a Sony Ericsson aparece em segundo lugar na proporção de reclamações não atendidas. Entre 2009 e 2010, a LG Eletronics apresentou um crescimento considerável no ranking de reclamações, saltando de 177 para 780 reclamações.

Notícias relacionadas
Segundo o Procon-SP, a Nokia deixou de resolver as reclamações de mais da metade dos seus consumidores, com 75% de índice de não atendimento. A empresa foi responsável por 514 reclamações.
Por conta disso, Samsung, Nokia e LG somadas levaram multas de R$ 3.553 milhões. Só a Samsung terá de pagar R$ 2.175 milhões, a Nokia, R$ 918 mil e a LG, R$ 460 mil.
Não atendidos
No quesito "não atendimento", as posições dos fabricantes de celular no ranking do Procon-SP se alternam. A Nokia aparece em primeiro lugar, com 74,7% de reclamações não atendidas de um total de 514, ou seja 384 queixas não solucionadas. Em seguida, a Sony Ericsson, com 47,7% (ou 386) de um total de 810 reclamações; a LG, com 41,2% (321), de 780 queixas. A Samsung, que lidera o ranking de reclamações com 981 queixas, nesta outra lista aparece em quinto lugar, pois deixou de atender "somente" 11,6% (ou 114) das queixas.
Respostas
Esta reportagem entrou em contato com os fabricantes de celular acima citados. De maneira geral, todos alegam cumprir integralmente o Código de Defesa do Consumidor e respeitar o cliente. A Sony Ericsson, por meio de nota oficial, ressalta que a maioria das reclamações fundamentadas não atendidas refere-se a casos de exclusão de garantia tais como oxidação e quebra dos aparelhos por uso indevido. O fabricante informa também que, apesar de figurar em sétimo lugar no ranking geral de reclamações de 2010, em 2009 ocupava o quarto lugar e ficou na 36 colocação no ranking nacional do Procon, reduzindo em 70% as queixas em relação ao ano retrasado.
A Nokia atesta que entre janeiro de 2009 e janeiro de 2011 o número de reclamações da empresa levadas ao Procon-SP caíram 69%.
Sem citar números, a Samsung apenas informa que desde novembro de 2010 está inaugurando em diversas cidades do país centros regionais de serviços (RSC – Regional Service Center) com o intuito de oferecer um conjunto de benefícios de suporte e reparo que atenda todas as suas categorias de produtos, inclusive de celulares.
Apesar de contactada, até o fechamento desta reportagem, a LG não havia informado sua posição oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!