Nextel ajustará modelo para entrar no SMP, mas não conta com receitas da interconexão

A Nextel deverá adaptar o seu modelo de negócios atual em função da vitória no leilão da banda H e entrada no mercado no Serviço Móvel Pessoal (SMP). Isso porque, hoje, a operadora presta o Serviço Móvel Especializado (SME), que além de ter restrições legais de venda ao consumidor final, tem um outro modelo de remuneração de rede (interconexão). Em compensação, a Nextel, como operadora de SME, tem focado a sua atuação nos últimos 12 anos no rentável segmento pós-pago corporativo, o que lhe garante uma receita média por usuário 4,6 vezes maior do que a média do mercado. Sérgio Chaia, presidente da Nextel, admite que a mudança de modelo é inevitável, mas que no business plan da operadora ele não está contando com as receitas de interconexão para garantir a expansão no segmento pré-pago. "Sabemos que a regra de interconexão no Brasil é distorcida e não poderíamos fazer nenhum plano contando com essas receitas", disse ele a este noticiário. Hoje a VU-M (interconexão paga às operadoras móveis quando um número de celular é chamado) é a principal razão do sucesso.
Na coletiva de imprensa convocada em Brasília para comentar a vitória no leilão de banda H, ele disse que a Nextel desenvolverá produtos para as diferentes faixas de renda, e não descartou a oferta de serviço pré-pago. Mas também ressaltou que o foco principal da operadora será a garantia de satisfação dos usuários. "Queremos ter, com a oferta de 3G, mais de 85% de nossa base satisfeita com o serviço, que é o índice que temos hoje".
Ao que tudo indica, a Nextel está buscando um modelo híbrido, que combine a telefonia celular, o serviço de rádio-despacho (oferecido hoje pela tecnologia iDen) e a banda larga 3G. "Estamos investindo junto com os fornecedores no desenvolvimento dessa nova tecnologia HPTT, que permitirá o rádio também na rede 3G", disse, referindo-se a uma futura tecnologia de Push to Talk, hoje ainda não disponível em grande escala, que funcione efetivamente na rede HSPA que a operadora pretende implementar mas que tenha plena integração com o rádio da rede iDen. A Nextel também deve atuar no segmento de modems banda larga HSPA.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!