A atratividade dos smartphones da Nokia exercida sobre consumidores está diminuindo rapidamente em todo o mundo, em contrapartida ao fascínio que começam a despertar outras marcas como o iPhone, da Apple, BlackBerry, da Research In Motion (RIM), e o Magic, da fabricante taiwanesa High Tech Computer (HTC), de acordo com estudo divulgado pela YouGov nesta quarta-feira, 14.
Segundo a pesquisa, 10% dos entrevistados afirmaram que esperam comprar um smartphone da Nokia no momento da troca de seus aparelhos, o que representa uma queda de nove pontos percentuais em relação aos 19% registrados na análise feita em dezembro.
Na mesma base de comparação, o número de pessoas que responderam a pesquisa e que espera adquirir um iPhone quando trocarem seus smartphones subiu de 32% para 41%, enquanto que a relativa ao BlackBerry, subiu de 13%, em dezembro, para 14% em junho.
Por fim, a parcela de consumidores que pretende comprar um smartphone da Sony Ericsson recuou de 4% para 3% na comparação de dezembro com junho, enquanto a marca Samsung retraiu de 3% para 2%, a Motorola recuou de 1% para 0% e a da LG se manteve em 1%.
A baixa qualidade do sistema operacional e a pequena disponibilidade aplicativos móveis foram os principais fatores apontados pelos entrevistados para a perda de atratividade dos smartphones da Nokia.