TRF mantém liminar que manda Anatel autorizar mudança de controle da Surf

Foto: Reprodução/Surf

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve nesta terça, 14, a liminar da Justiça Federal de Barueri que determinou à Anatel a anuência prévia para a troca de controle da Surf Telecom. A liminar foi obtida pela Plintron, acionista minoritária da Surf, que em 2016 celebrou acordo de acionistas com a Maresias, empresa do grupo do empresário Yon Moreira, pelo qual alega ter direito à conversão das suas ações preferenciais em ações com direito a voto.

O direito da Plinton foi reconhecido em arbitragens no Brasil e nos EUA, convalidados pela Justiça, mas ainda assim a Surf alegou à Anatel que a mudança de controle representaria um risco à empresa. Alegou que a Plintron, em meio à disputa societária e em plena  pandemia, teria deliberadamente desativado sistemas vitais para a operação (que ela fornecia por meio de outra empresa do grupo) como forma de pressionar a troca de controle. A Anatel, em um primeiro momento, acatou a tese do risco à operação e por unanimidade negou a anuência prévia. Depois, em recurso, a Anatel manteve a decisão, mas por três votos a dois, e dessa vez com o argumento de que a disputa societária prejudicaria os consumidores da empresa. A Plintron foi então à Justiça, conseguindo a liminar agora reafirmada pelo TRF 3 contra a decisão da agência.

O prazo conservador para a Anatel cumprir a decisão da liminar é quinta-feira, dia 16, esta semana, o que em tese dá à agência ainda um dia para o recurso ao STJ. De qualquer maneira, a Procuradoria Federal Especializada já emitiu parecer com força executiva determinando o cumprimento imediato da sentença e o sinal verde para a troca de controle. A matéria está com o conselheiro Artur Coimbra.

Notícias relacionadas

A Surf Telecom é uma das principais MVNOs brasileiras com cerca de 850 mil clientes, e esta semana anunciou o lançamento de uma subsidiária para operar nos EUA. Já a Plintron é uma empresa de telecom com sede em Singapura que também se especializou na operação de operadoras virtuais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!