O grupo Hughes, por meio da recém-criada Hughes Telecom Americas, iniciou este mês no Brasil a oferta do Direcway, serviço de banda larga via satélite na banda Ku. Resultante de uma reestruturação da antiga unidade brasileira da Hughes Network (prestadora de serviços de instalação de operações de satélite), a empresa ingressa na área de operações de telecomunicações por meio de uma licença de SCM obtida da Anatel em janeiro último, com o objetivo principal de competir no mercado de pequenas e médias empresas. A nova filial da Hughes vai responder pelas vendas do Direcway para toda a América do Sul.
De acordo com Edson De Vito, diretor regional para o Mercosul da Hughes Telecom Americas, o Direcway já chega a 440 mil terminais nos Estados Unidos, 60 mil na Europa e 20 mil na Índia. No Brasil, a expectativa é de contar com 2 mil usuários até o final do ano e de atingir uma base total de até 10 mil no final de 2004.
O novo serviço opera em Frame Relay, nas faixas de 11 GHz e 12 GHz, com taxas de transmissão de 512 kbps (uplink) e 60 Mbps (downlink). De acordo com De Vito, a plataforma carrega aplicações como acesso à Internet e intranet, voz sobre IP e videoconferências. Pelas suas características, segundo o diretor, o Direcway deve ter boa aceitação principalmente em segmentos como os de pequenas mineradoras, especialmente no Centro-Oeste do País, e de agribusiness.
Por enquanto, a Hughes não tem interesse em competir no mercado residencial, como faz a Star One, operação ligada à Embratel no Brasil que também oferece transmissão de dados via banda Ku. Segundo De Vito, o custo da aquisição de clientes neste segmento é muito alto, por exigir financiamento dos terminais.