Acordo com EUA por Alcântara é ratificado no Senado e será promulgado

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Após aprovação pela Câmara durante o mês de outubro, o acordo de salvaguardas tecnológicas (AST) firmado em março entre os governos do Brasil e EUA para permitir o uso de tecnologia espacial norte-americana no Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, foi aprovado pelo Senado Federal e agora poderá ser promulgado pela Presidência.

A ratificação do AST ocorreu nesta última terça-feira, 12. Durante a manhã, o texto passou pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Posteriormente, o acordo foi aprovado pelo plenário do Senado. O entendimento deve contribuir para tornar comercialmente viável o centro de Alcântara para lançamentos de artefatos espaciais

Segundo o governo, firmar o compromisso era necessário para garantir a proteção de tecnologia dos EUA eventualmente utilizada no centro brasileiro, uma vez que cerca de 80% dos componentes da cadeia espacial teriam origem ou patentes norte-americanas. Por outro lado, foram questionados pela oposição aspectos do acordo que dificultariam parcerias com países como a China em Alcântara.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!