Governo brasileiro assina com EUA acordo para destravar base de Alcântara

Foto: Presidência da República/MCTIC

Parte da comitiva do governo na visita oficial aos Estados Unidos, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, usou o Twitter nesta terça-feira, 19, para divulgar a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que permite aos EUA (mas também outros países que utilizam tecnologia norte-americana) lançar satélites a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O documento foi assinado por Pontes, pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e pelo secretário assistente do Escritório de Segurança Internacional e Não Proliferação do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Ford.

Pontes procurou esclarecer a demanda norte-americana com o acordo – ele alega que o contrato protege a tecnologia americana que estará embarcada nos veículos lançadores ou em satélites. Mas destaca que será necessário buscar mais cooperações para a operacionalização da base em caráter comercial. "Além do acordo com os EUA, será importante assinar acordos semelhantes com outros países (futuros parceiros que têm tecnologia embarcada em veículos e espaçonaves, como Índia, Japão, etc)", declarou ele na rede social. O ministro não citou, mas outras nações importantes no mercado aeroespacial são China e Rússia.

Pontes ainda usou o Twitter para esclarecer sobre boatos que falavam de lançamentos de mísseis na base do Maranhão, chamando de "fakenews". "É importante ressaltar que as atividades sempre têm fins pacíficos", disse o ministro na rede social.

Notícias relacionadas

Além do acordo para Alcântara, um memorando de entendimentos entre as agências espaciais brasileira (AEB) e norte-americana (Nasa) foi assinado para o lançamento de um nanossatélite brasileiro do tipo cube sat para monitoramento climático no Projeto SPORT. Esse documento foi assinado pelo presidente da AEB, Carlos Moura, e pelo deputy administrator da Nasa, James Morhard.

Salvaguarda

Em entrevista recente a este noticiário, o Brigadeiro do Ar José Vagner Vital, presidente da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), explicou que o AST era a única pendência para o destravamento da base de Alcântara. Na prática, o acordo permite ao Brasil lançar satélites que tenham tecnologia norte-americana, o que é o caso em "praticamente todos os satélites". O contrato dá ao Brasil o status de aliado prioritário mesmo não fazendo parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o que dá acesso a cooperação militar e transferência de tecnologia como aliado estratégico dos EUA.

Uma vez que o contrato libera esse uso, os EUA e mesmo outros países poderão realizar lançamentos a partir da base maranhense. A salvaguarda, segundo o brigadeiro Vital, é por tratar de tecnologia sensível e que precisa de garantias para não ser usada de maneira errada. "É uma salvaguarda para que eles possam trazer a tecnologia e em contrapartida eles nos pagam pelos serviços de lançamento. Com isso a gente consegue ter um centro sustentável, sem a necessidade de investimentos do governo", disse ele a este noticiário na entrevista dada em fevereiro.

O governo precisaria apenas adaptar a base para cada lançador, conforme o plano de negócios do contratante. Uma vez que o centro esteja liberado para os lançamentos comerciais, a negociação entre o cliente e o governo brasileiro é que determinará essa adaptação. Ainda segundo o brigadeiro, algumas empresas poderiam operar imediatamente, enquanto outras apenas em dois ou três anos. Entre as companhias interessadas estão a Vector Space e a Virgin Orbit.

A operacionalização ficará a cargo da empresa pública Alada, chamada pelo brigadeiro Vital de uma "Infraero do espaço". A ideia é fazer uma empresa não dependente e enxuta, auxiliando os 900 profissionais que já trabalham em Alcântara. A Alada facilitaria o acesso civil, para que empresas não precisem "se preocupar de interfacear com os militares".

A capacidade da base de Alcântara permite lançamentos de foguetes de grande porte, como o Falcon Heavy, da SpaceX. Mas há uma pendência: para esses lançamentos maiores, a base precisará de mais espaço físico. Para tanto, será necessária uma área de 12 mil hectares no perímetro do centro e que hoje são de comunidades quilombolas. "Estamos em fase de realocação das pessoas, o que deve ser feito com cuidado e respeito, mas vai acontecer", declarou o militar a este noticiário.

O acordo ainda precisa passar pelo Congresso Nacional para entrar em vigor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!