Câmara discute PL 29 com Anatel, ABTA, NeoTV e Net Brasil

Se o PL 29/2007 (que cria novas regras para o mercado de TV paga e para o mercado audiovisual) parece cada vez mais distante de ser aprovado na Câmara este ano, pelo menos a Comissão de Defesa do Consumidor segue firme no propósito de concluir um relatório até dezembro. Nesta quinta, 13, mais uma audiência foi realizada, desta vez com a ABTA, com a NeoTV e Net Brasil, que foram chamadas porque os deputados acreditavam que se tratassem de entidades "empacotadoras". Na verdade, o termo "empacotadoras" nunca foi utilizado no mercado de TV por assinatura até o PL 29/2207 criar o conceito, e nem se aplica exatamente à NeoTV ou à Net Brasil. Tanto NeoTV quanto Net Brasil são, hoje, responsáveis pela negociação de pacotes de programação com diferentes programadoras. Cada vez mais, cabe às próprias operadoras o trabalho de empacotar o conteúdo.
Falaram na audiência Alexandre Annenberg (presidente da ABTA), Fernando Ramos (diretor geral da Net Brasil), Neusa Risette (diretora geral da NeoTV), além de Marconi Maia, pela Anatel, e Vanessa Vieira, pela ProTeste.
A NeoTV foi enfática na crítica à idéia de cotas de programação e na defesa do must carry, que garante aos operadores o direito de levar os sinais das TV abertas. Também criticou a verticalização entre a atividade de empacotamento e a atividade de programação. Marconi Maia, gerente geral da superintendência de comunicação de massa da Anatel, também afirmou que existe uma certa tendência à verticalização das atividades de empacotamento, programação e produção, o que dificultaria a entrada de novos players no mercado.

Notícias relacionadas
A ABTA reiterou os argumentos já colocados em outras ocasiões de que produção e programação são assuntos que não deveriam ser tratados no PL 29/2007. Também ponderou que o mercado de TV paga é hoje competitivo, ao contrário do mercado de telefonia, e que a entrada das concessionárias de STFC nesse setor deve estar resguardada por regras de transição e que garantam a competição e evitem o subsídio cruzado. Annenberg, contudo, voltou a reiterar sua posição de que a entrada das teles é algo inevitável no futuro. Nesse aspecto, o deputado Celso Russomano (PP/SP) manifestou-se favorável à entrada das teles no mercado de TV paga, pois acredita que isso possa trazer mais concorrência. A ProTeste, por sua vez, acredita que a oferta de serviços combinados e a forma como o PL 29 abre o mercado às empresas de telecomunicações representam um risco para os consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!