Campanha estabelece centros de distribuição para ajudar a reconectar o RS

Barco transporta combustível para datacenters da BR.Digital no centro de Porto Alegre

Como parte da campanha "Ajude o RS a se reconectar – Doação de Equipamentos", a entidade InternetSul fundou um Comitê de Logística para receber e distribuir equipamentos recebidos, estabelecendo empresas parceiras como Centros de Distribuição.

Nesta malha, os CDs destacados são:

    Notícias relacionadas
  • CD Florianópolis – Mais Internet
    Endereço: Avenida dos Lagos, 41. Sala 402 e 403. CEP: 88137-100
    Responsável pelo recebimento: Willian Souza / Antônio
  • CD Erechim – GL Fibra Serviços de Telecomunicações Ltda
    Endereço: Avenida José Oscar Salazar 544 sala 01. CEP: 99713-110 – Erechim – RS
    Responsável pelo recebimento: Adriano Vanzetto (contato: Luana / Chalini)
  • CD São Paulo – Telium Networks
    Endereço: Av. das Nações Unidas, 13797 – Brooklin Novo. São Paulo – SP

Em breve, a entidade divulgará outros locais de distribuição, que serão validados conforme a necessidade de cada região afetada, de acordo com a InternetSul. Além de equipamentos, a entidade tem feito arrecadação de recursos financeiros por meio da chave PIX sos@internetsul.com.br; e angariado ajuda em mão de obra de instalação, infraestrutura e limpeza.

Atualizações

Segundo balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 450 municípios foram afetados pelas fortes chuvas que abalaram o estado. A população impactada ultrapassou os 2,1 milhões, com 538 mil desalojados. Os óbitos confirmados somam 147 e ainda há 127 desaparecidos.

A consequência sobre as redes de comunicação foi severa, com algumas cidades perdendo até 100% da infraestrutura para banda larga fixa. Há dificuldades para acesso de veículos por causa das estradas e pontes danificadas, falta de energia e falta de combustível para geradores. Por conta da gravidade em algumas áreas alagadas, há alguns serviços que só serão retomados quando a água baixar.

No caso das redes móveis, o Ministério das Comunicações (MCom) indicou em boletim que duas cidades ainda estão sem o serviço de telefonia móvel de qualquer prestadora. São elas: Ivorá e Tunas.

De acordo com dados da Anatel, há 345 cidades no estado com funcionamento pleno dos sistemas de telecomunicações. No estado, o trio de operadoras Claro, Vivo e TIM liberou o roaming, permitindo que usuários de uma empresa trafeguem na rede das demais.

Individualmente, os serviços móveis da Claro estariam completamente restabelecidos, sendo que há duas cidades sem cobertura da TIM e 23, sem rede da Vivo, indicou a Defesa Civil gaúcha em boletim às 18h.

Já a Oi informou que está à disposição para instalar Internet por fibra óptica em abrigos, para que as vítimas possam se comunicar com seus entes queridos, indicou o MCom.

A Anatel acrescentou que monitora a situação no Maranhão, onde há o registro de 30 cidades em situação de emergência também por causa de fortes chuvas e, por isso, com os serviços de comunicação instáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!