A Anatel definirá em poucas semanas, por meio de medida cautelar, um preço provisório para a desagregação das redes das concessionárias locais (unbundling). A previsão é do vice-presidente da agência, Antonio Carlos Valente. Segundo ele, o valor será calculado com base nos dados fornecidos pelas concessionárias e nos preços praticados no mercado.
Depois, caberá às companhias chegar a um acordo quanto a um novo preço que substitua o definido pela Anatel. A desagregação das redes permitirá que novos entrantes na telefonia local, como Embratel e Intelig, ofereçam, entre outros serviços, acesso à internet via ADSL para o mercado residencial usando as redes de acesso das concessionárias locais.
Venda da Embratel
Valente prevê que a agência deva concluir em cerca de 60 dias a solicitação de anuência da proposta de compra da Embratel pela Telmex. O passo seguinte será a Anatel instruir o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) acerca do ato de concentração de mercado. O vice-presidente da agência não quis tecer qualquer comentário sobre a proposta de compra da Embratel feita pelo consórcio Calais, formado por Telemar, Telefônica, Brasil Telecom e Geodex.