Oferta combinada ainda tem baixa penetração, constata Ipea

Apesar do esforço das empresas de telecomunicações em ofertarem os serviços de forma combinada – os chamados combos – pesquisa realizada pelo Ipea mostra que 70% dos lares brasileiros não têm pacotes combos.

Notícias relacionadas
De acordo com o levantamento, denominado Sistema de Indicadores de Percepção Social, a possível causa para o fenômeno é o fato de as ofertas combinadas não estarem disponíveis em todas as regiões e não atenderem às possibilidades econômicas da família. Apenas 19,7% contratam serviços de telecomunicações por meio de pacote.

Dos domicílios que contratam pacotes combos, a maior parte deles (30%) contém telefonia fixa e banda larga, seguido do pacote com esses dois serviço e mais a TV por assinatura (24,5%). O restante é de outras combinações de vídeocom banda larga e vídeo com telefone.

Chama a atenção também o fato de que 9,1% dos domicílios brasileiros não contarem com nenhum serviço de telecomunicações. De acordo com o Ipea, provavelmente neste grupo estão domicílios situados na zona rural ou mais de baixa renda.

Telefonia fixa

O levantamento também mostra o processo de substituição da telefonia fixa pela móvel. Quase metade dos domicílios pesquisados (45,6%) respondeu que não conta com o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), sendo que 59,4% afirmaram que a comunicação pelo móvel substitui o fixo. Mas a segunda maior razão em não contratar o serviço de telefonia fixa é o preço (20,2%).

A pesquisa foi realizada em 3.809 domicílios, em 212 municípios, durante o mês de junho de 2013, abrangendo todas as unidades da federação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!