Empresas de transporte rodoviário testam conexão wifi em ônibus

Duas companhias de transporte rodoviário testam soluções de acesso wifi através das redes de terceira geração. Nos dois casos os projetos estão ainda fase piloto onde se pretende provar que a rede é estável o suficiente para que o serviço seja oferecido com qualidade e até mesmo comprovar o interesse dos próprios passageiros.
A Brasil Sul Linhas Rodoviárias implantou um roteador wifi com chip 3G da Vivo em dois ônibus que fazem a linha Toledo (PR) – São Paulo, via Londrina. De acordo com Estefano Boiko Júnior, diretor administrativo-financeiro da companhia, a duração do projeto piloto é de 60 dias. Depois disso, a empresa vai avaliar se estende o serviço ou não. Boiko adianta que o serviço poderá chegar até a toda a frota de linhas regulares composta por 38 ônibus. A Brasil Sul ainda tem mais 32 ônibus de fretamento, usados por companhia aéreas, agências de turismo e etc. Nesse caso, a oferta do serviço é mais difícil porque o percurso de cada ônibus varia conforme a contratante. "Há alguns poucos trechos em que o sinal é baixo e a velocidade cai. Mas isso é muito pouco perto das 14 horas de viagem", afirma Boiko Júnior sobre os resultados preliminares do projeto. A Brasil Sul Linhas Rodoviárias não cobra pela utilização do serviço.
A Viação Itapemirim oferece o mesmo serviço, mas por um modelo diferente. A Empresa optou por um produto da Vex, o Vex Box 3G. A Itapemirim mantém um projeto piloto em um ônibus que faz o trecho Rio-São Paulo desde novembro do ano passado. De acordo com Camila Junqueira, gerente de marketing da Vex, o projeto piloto deve encerrar-se em cerca de uma semana, e depois disso, segundo ela, a Itapemirim já sinalizou que pretende colocar o Vex Box 3G em outros carros. A Vex está negociando também com outras empresas de transporte rodoviário. A empresa chegou a anunciar uma meta de implantar a solução em 2 mil ônibus até o final do ano passado. Camila Martins reconhece que a meta não foi atingida. "O projeto piloto sofreu alguns ajustes. Trabalhamos em ajustes para o bom funcionamento do sistema e para poder atender bem os nossos clientes", justifica.

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