Tectoy lançará console de videogame que baixa jogos pela rede 3G

A Tectoy desenvolveu um novo console de videogame, chamado Zeebo, que traz consigo um novo modelo de comercialização de jogos. Em vez de vender games gravados em meios físicos, como os demais consoles fazem com cartuchos e cds, o Zeebo venderá através das redes celulares 3G. Os jogos baixados ficarão armazenados no HD do console, o que inviabiliza a pirataria. A Tectoy firmou parceria com a Claro, que receberá pelo airtime dos downloads. Os consoles virão com um simcard embutido para conexão de dados à rede da operadora. "Escolhemos a Claro porque é a operadora com maior cobertura 3G atualmente. Mas nada impede de trabalharmos com outras operadoras no futuro", explicou a gerente geral de marketing da Tectoy, Vanessa Artea.
O público alvo do novo produto são os mercados emergentes. Em dezembro o aparelho será fornecido a um grupo de teste no Brasil. Em março, haverá o lançamento comercial em uma capital brasileira. Somente em julho as vendas passarão a acontecer no País inteiro. O preço inicial do console será R$ 599. A fabricação ficará a cargo da fábrica da Tecytoy em Manaus. A empresa não divulga por enquanto sua expectativa de vendas.
O Zeebo terá um acessório com acelerômetro, o que permitirá o desenvolvimento de games que reconhecem o movimento dos jogadores, tal como o Nintendo Wii. A qualidade dos gráficos do Zeebo se assemelha à do Playstation 2.

Notícias relacionadas

Venda de games

A versão brasileira do Zeebo virá com seis jogos pré-instalados na memória. E o catálogo para download contará com outros dez títulos, na data do lançamento. Todos estão traduzidos para português. Desenvolvedores de renome no mercado de games prometem criar títulos para o Zeebo, como Sega, Activision, Namco e Capcom. A expectativa é de que ao longo de 2009 o portfólio alcance 50 títulos.
Cada jogo será vendido por um preço a partir de R$ 10. Nesse valor já está embutido o custo de tráfego de dados sobre a rede 3G. Para adquirir jogos, o consumidor terá que comprar créditos, através de cartão de débito, cartão de crédito ou boleto bancário. Os créditos são computados para serem usados somente pelo console do consumidor. Através do console, o usuário acessa uma página da Zeebo onde vê sua quantidade de créditos e escolhe que jogos deseja baixar. O sistema usa dois conjuntos separados de servidores: um para armazenar e enviar os jogos e outro para gerenciar os créditos.

HD

Cada jogo tem em média 30 Mb de tamanho. Isso significa em torno de 3 minutos de download em redes 3G ou pouco mais de 10 minutos em redes Edge. O HD interno do console terá 1 Gb de memória. A Tectoy já estuda o que fazer quando o consumidor esgotar a capacidade do console. "Pensamos talvez em oferecer um espaço para armazenamento em nossos servidores", disse Vanessa.

Zeebo Inc

A Tectoy of America, subsidiária da Tectoy S.A fundada em 2007 com sede nos EUA, agora passa a se chamar Zeebo Inc. É essa subsidária que cuidou do desenvolvimento do console e vai gerenciar o licenciamento do produto em diversos países. A Qualcomm é acionista da Zeebo Inc., detendo 42,5% das ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!