Claro pede atenção com precarização de redes e destinação do 6 GHz

José Félix, da Claro

Passando o bastão de presidente estatutário da Conexis durante o Painel Telebrasil Summit 2023 iniciado nesta terça-feira, 12, em Brasília, o CEO da Claro, José Félix, também trouxe para a mesa dois importantes temas na visão da empresa: a preocupação com a precarização de redes e a demanda por mais espectro para o segmento móvel, inclusive na faixa de 6 GHz.

As pautas foram colocadas pelo executivo ao lado de demandas setoriais, como um tratamento de serviço essencial na reforma tributária e o pleito por contribuição das big techs nas redes. No caso do 6 GHz, Félix revisitou demanda antiga das operadoras e que está no sentido contrário de algo definido pela Anatel para a faixa, totalmente reservada no País para usos não licenciados (como WiFi).

"Com 5,5G e 6G nós vamos precisar de mais frequência, e não sei se 6 GHz é a solução, mas pode sim uma disponibilização para o serviço celular. Com as larguras de banda [da faixa] pode ocorrer uma revolução frente ao que se tem hoje, com celular começando a ser competitivo na banda larga e colocando em questão a própria fibra óptica, que talvez volte a ser usada como meio de transporte", afirmou Félix – sugerindo alocação de 700 MHz da faixa de 6 GHz para serviços móveis.

Notícias relacionadas

Precarização

Sobre a preocupação com a conformidade de redes, Félix citou esforços em torno da pauta levantados pela Feninfra e também fez menção velada às regras de assimetria regulatória para pequenos provedores.

"Temos que cuidar de uma coisa que a Vivien [Suruagy, presidente da Feninfra] está dando alerta: sobre a questão da precarização de redes. Foram dadas muitas facilidades no Brasil, que talvez estejam de algum modo desgovernadas. Basta olhar a situação dos poste nas ruas, pois ali certamente tem questão a ser vista e isso vem da falta de controle e governança que está se vendo no País e nos serviços de telecom", afirmou o presidente da Claro, no primeiro dia do principal evento da cadeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!