Telecom Américas e TIM aprovam compartilhamento de rede

O grupo Telecom Américas e a TIM Brasil aprovaram o resultado dos testes de compartilhamento de rede GSM, concluído no mês passado, com a Ericsson e Siemens, em Curitiba, PR. As duas operadoras estudam agora os últimos detalhes para um possível acordo para uso comum de suas redes.
Os testes envolveram equipamentos de core (comutação e sinalização) e de transmissão da Ericsson, além de transmissores da Siemens. A empresa sueca incumbiu-se também de coordenar a avaliação.
A Telecom Américas e a TIM cogitam realizar uma troca de capacidade de grande envergadura, abrangendo estados inteiros. Calcula-se que o compartilhamento representaria uma economia entre 25% e 40%, dependendo dos custos de adaptação necessários. Caso o compartilhamento se concretize, será a primeira vez no mundo que mais de uma operadora de telefonia móvel dividirá os mesmos equipamentos de rede.

Notícias relacionadas
Além dos custos, o grupo controlado pela América Móvil também avalia o tempo necessário para ajustar-se ao compartilhamento, podendo abandonar o empreendimento conjunto se constatar o risco de um grande atraso no seu cronograma original de lançamento das novas operações em GSM.

Brasil Telecom e Oi também podem aderir

A Oi também estuda a possibilidade de firmar acordos de compartilhamento de rede. "Fui o primeiro a sugerir isso, há um ano. Entendo que o principal ativo de uma operadora não é a sua rede, mas sim o seu cliente", afirma o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco. Ele admite já ter conversado sobre o tema com outras companhias do setor, mas não fechou nenhum contrato ainda. "O mais provável é que realizemos trocas envolvendo cidades do interior. Acredito que até o final do ano teremos assinado algum acordo de compartilhamento", disse o executivo.
É sabido que a Brasil Telecom também avalia seriamente a idéia de compartilhar sua futura rede móvel com os concorrentes, e que segundo informações do mercado já estaria realizando gestões neste sentido com a TIM.

Críticas

Fornecedores de equipamentos não vêem com bons olhos a idéia de compartilhamento de redes. O diretor de uma das principais fornecedores de equipamentos GSM do mercado nacional destaca que a medida diminui o nível de competição entre as operadoras e, portanto, afeta os consumidores. "É sempre aconselhável ponderar se a redução de custos alcançada pelo compartilhamento compensa a diminuição do grau de liberdade para competir", comenta.
Também foram levantados possíveis obstáculos regulatórios: seria preciso assegurar que cada operadora atuará devidamente dentro de sua faixa de freqüência e garantir alguma forma de verificação separada dos índices de qualidade do SMP. "As adaptações necessárias podem encarecer o compartilhamento", alerta outro executivo de uma companhia que fornece equipamentos de rede. Questionada sobre as críticas dos fornecedores, contudo, fonte ligada a uma das operadoras envolvidas na negociação garante que tais problemas são de fácil solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!