A Motorola anunciou nesta terça-feira, 12, o lançamento do tablet PC Xoom no mercado brasileiro. O equipamento, que deve chegar às lojas em duas semanas, junto com o Atrix, seu novo smarpthone, será fabricado no país e distribuído para toda a América Latina.
O anúncio é uma tentativa da companhia de se apoiar na região para enfrentar a forte concorrência que enfrenta nos mercados americano e europeu. De todo modo, mesmo no mercado latino-americano, o novo tablet deverá trilhar um duro caminho para fazer frente aos concorrentes (leia-se iPad, da Apple, e Galaxy Tab, da Samsung).
Dados do Deutsche Bank, publicados na sexta-feira, 8, revelam que foram vendidas 100 mil unidades do Xoom desde seu lançamento, no fim de fevereiro. Em contrapartida, o iPad, apenas em seu primeiro fim de semana nas prateleiras, vendeu 300 mil unidades. Com base nas encomendas, a Apple projeta que serão vendidos 12 milhões de iPads apenas neste trimestre. Mesmo o Galaxy Tab, único concorrente do iPad até agora no Brasil, já vendeu 2 milhões de unidades, desde que chegou ao mercado, no início deste ano.
Buniac admite que o preço do novo tablet, de R$ 1.899 (na versão Wi-Fi, com 32 GB de capacidade e sem plano de dados), ainda está bem acima da média do poder aquisitivo da população, o que dificulta, e muito, a briga com o iPad e o Galaxy Tab. Apenas a título de comparação, o modelo de iPad com a mesma configuração é US$ 50 mais barato.
O executivo afirma, porém, que o preço baixará assim que o governo definir a política fiscal para tablets. Hoje, no caso dos PCs, o governo federal isenta de PIS e Cofins os computadores que custam até R$ 4 mil e reduz em 50% as obrigações de investimentos em pesquisa e desenvolvimento dos fabricantes – de acordo com a chamada Lei do Bem.
Além desse benefício, Buniac cita especificamente a possível adoção do Processo Produtivo Básico (PPB) para tablets, bem como a redução do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) por parte dos estados. Antes dessas definições, adianta ele, será difícil baixar o preço do Xoom até um patamar de fato competitivo.
Enquanto aguarda, a Motorola Mobility aposta nos mercados do Peru, Venezuela, Colômbia e Bolívia para expandir as vendas na região. Segundo dados da empresa de pesquisas Strategy Analytics, divulgados pela agência Dow Jones, a fabricante americana tem a menor margem de lucro operacional do mercado, de apenas 2,3%, e participação de mercado de 2,8%. A Apple e a Samsung, por sua vez, têm margem operacional de 32,7% e 12,9% e fatias de 4% e 20,2%, respectivamente.