Equipamentos para WiMax estarão padronizados em 2005

As primeiras redes WiMAX (padrão 802.16, velocidade de até 75 Mbps) estarão prontas para operar a partir do primeiro semestre do ano que vem, afirmou o diretor de marketing e vendas da Intel, Ronaldo Miranda. A Intel lidera o WiMAX Fórum, entidade que busca a padronização dos equipamentos e a definição da faixa de freqüência no Brasil, possivelmente de 2,5 MHz (ocupada atualmente pelas operadoras de MMDS), de 3,5 MHz e 5,8 MHz, ambas faixas não-licenciadas pela Anatel. Segundo Miranda, há pelo menos 30 provedores de serviços interessados em oferecer serviços WiMAX em escala comercial.
Miranda diz que está em teste, em Campinas (SP), numa parceria com a Telefônica, um projeto de pré-WiMAX (de equipamentos não -padronizados) que pode vir a ser comercializado a partir do ano que vem. É um projeto que envolve mais de 200 usuários de banda larga em parceria com o provedor Neovia (que tem investimentos da Intel Capital).

Projeto-piloto

Notícias relacionadas

A Intel também já conduziu um projeto-piloto, em Brasília, com o MEC, RNP e Anatel, para demonstrar a viabilidade do WiMAX inclusive para o projeto governamental de inclusão social. Também nesse projeto, a empresa usou o pré-WiMAX. Miranda foi um dos painelistas do seminário "Serviços Corporativos: VoIP e as novas tecnologias", promovido pela Converge Eventos, em São Paulo, e que ocorreu nesta quinta-feira, 11.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!