OneWeb lança terminal LEO para operações táticas

Foto: Divulgação/OneWeb

A OneWeb, rede global de comunicação por satélite de baixa órbita terrestre (LEO), lançou um novo equipamento portátil para levar conectividade a locais remotos nesta segunda-feira, 11. O novo terminal de usuário (UT) da empresa, apelidado de FoldSat LEO, é focado em operações militares e trabalhos de emergência em regiões não cobertas por redes tradicionais.

Segundo a empresa, o dispositivo alcança até 195 Mbps de velocidade de download e até 32 Mbps de upload, com ponto de acesso WiFi 6 integrado, que leva o sinal a até 100 metros de distância. A promessa de alta portabilidade do dispositivo se deve ao fato de que ele "cabe facilmente numa mochila", de acordo com a empresa. O produto pesa 11,8 Kg, que são distribuídos num tamanho equivalente ao de uma caixa de pizza.

Além disso, o terminal pode ser alimentado pela rede elétrica convencional ou através de uma bateria, bateria solar ou usando um veículo. Segundo a empresa, o equipamento foi projetado para trabalhar com baixa latência, sendo indicado para serviços de voz e vídeo, "nas mais difíceis condições ambientais e operacionais".

Notícias relacionadas

O novo UT da OneWeb tem alinhamento automático, sendo otimizado para operar com a constelação de satélites OneWeb Ku-Band LEO. Já a fabricação do produto é da Inster, do Oesia Group.

Uso tático

Por se tratar de um equipamento voltado ao uso tático, o terminal é equipado com entrada externa GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), para ambientes com bloqueio de GPS.

"A mobilidade é um aspecto vital das missões onde nenhuma outra rede satcom, celular ou terrestre está disponível", disse Chris Moore, vice-presidente de defesa e segurança da OneWeb. "Com nossa constelação de rede global e infraestrutura terrestre, esses novos terminais de usuário da linha de produtos OneWeb estão bem posicionados para oferecer suporte a comunicações críticas até a borda tática", completou.

A empresa de comunicação por satélites também disse que o equipamento pode ser utilizado não apenas pelas forças terrestres, mas também pelas aéreas, marítimas e durante operações especiais – como ajuda humanitária em desastres e serviços de emergência, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!