Mercado de cabo na Europa tem semelhanças com os EUA e desafios como os do Brasil

Um debate entre operadores de cabo europeus e norte-americanos realizado nesta terça, 11, durante a Cable 2013,que acontece esta semana em Washington, mostrou que existem entre esses dois mercados de TV paga algumas similaridades, mas também muitas diferenças. A maior semelhança é o tamanho: enquanto o setor de cabo na Europa tem cerca de 60 milhões de assinantes, o mercado norte-americano tem cerca de 64 milhões. Outra semelhança é o poder aquisitivo médio da população, mas as coincidências param por aí.

Notícias relacionadas
O norte-americano gasta muito mais do que o europeu em TV a cabo. A receita média por assinante na Europa está na cada dos US$ 24, enquanto nos EUA está na casa dos US$ 80. Essa diferença faz com que a receita do setor de cabo nos EUA seja quatro vezes maior do que na Europa. Por outro lado, os índices de penetraçào europeus são mais baixos do que os norte-americanos, e os custos são diferentes: programação na Europa é hoje muito menos cara do que nos EUA.

Um fenômeno que já tem sido observado nos EUA também se repete na Europa: o dos cable cutters, ou usuários que deixam de assinar plataformas de cabo para ficar apenas com a banda larga. Mas para o consultor da IHS, Guy Bisson, isso deve ser visto sob outra perspectiva. "Se olharmos a penetração em TV paga, independente da tecnologia, ela tem se mantido mais ou menos estável seja na Europa ou nos EUA, o que significa que o fenômeno que está acontecendo é apenas a migração de clientes de uma tecnologia para outra."

Tanto operadores norte-americanos quanto europeus, de maneira semelhante, apontam a relevância das redes de cabo em promover a competição no mercado de banda larga. Para Matthias Kurth, chairman da Cable Europe, associação europeia de empresas de cabo, já está claro para os reguladores europeus que a banda larga é mais barata e mais rápida quando existe uma oferta de cabo competitiva. Europeus e norte-americanos se queixam, contudo, que raramente o cabo é contemplado em programas públicos de universalização da banda larga.

Brasil

Em alguns aspectos, o mercado de cabo europeu é mais parecido com o brasileiro. Forte presença do DTH e competição, na banda larga, com redes antigas, sobretudo ADSL. Isso representa uma boa oportunidade de crescimento para o mercado europeu, diz Kurth. Outra importante semelhança com o Brasil é o peso da TV aberta, que em geral ainda leva cerca de 75% da audiência, mesmo entre assinantes de cabo. A diferença é que a TV aberta na Europa é forte sobretudo por conta da TV pública, que em muitos casos é financiada por taxas cobradas diretamente da população, o que muitas vezes drena recursos da TV por assinatura comercial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!