O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) atualizou algumas regras para a prestação do serviço de radiodifusão comunitária. A Portaria 1.909, publicada na segunda-feira, 9, no Diário Oficial da União (DOU), especifica os tipos de vínculo político, religioso, comercial e familiar proibidos para as entidades que operam as rádios comunitárias.
De acordo com o MCTIC, a norma estabelece que é proibido a qualquer membro da direção de uma rádio comunitária exercer cargo ou função em órgão de direção de partido político nos níveis municipal, estadual, distrital ou federal; exercer cargo de ministro, de secretário estadual ou municipal; exercer mandato eletivo ou for suplente; exercer cargo eclesiástico ou de sacerdócio; ser dirigente de outra entidade detentora de outorga de serviços de radiodifusão. Outro veto é que mais da metade da diretoria da entidade seja composta por parentes de até terceiro grau.
De acordo com a coordenadora de Radiodifusão do MCTIC, Inalda Madio, trata-se de oportunidade para as entidades corrigirem irregularidades relacionadas ao vínculo na hora de renovar a outorga da rádio comunitária. Segundo ela, é comum que as emissoras sofram alterações no quadro diretório durante os dez anos de validade da outorga e, com isso, acabam infringindo algumas dessas regras. "Resolvemos dar uma única chance para que as emissoras consertem esse vício na hora de renovar a outorga ou corremos o risco de prejudicar a prestação do serviço nos municípios."
A nova norma também determina que a área da comunidade atendida pela rádio comunitária seja limitada a um raio de até 4 mil metros. Em outro artigo, a portaria define que o MCTIC divulgará, periodicamente, o Plano Nacional de Outorgas (PNO) da Radiodifusão Comunitária contendo o cronograma dos editais. Os PNOs serão elaborados com base no cadastro de demonstração de interesse por novas emissoras que são registrados no ministério.
Gostaria de obter uma informação, como eu posso saber se a associação no qual sou o presidente, esta na relação de entidades que precisa enviar documentos para MCTIC neste mês de setembro, pois fazemos parte do 4º edital e onde podemos visualizar este documento. No e-mail da associação ou no endereço do ministério das comunicações
Att
João Sousa
Gostaria de saber como conseguir habilitação para uma radcom, já tenho toda documentação registrada. Onde pedir no MCTIC.
Sou aposentado ganho pouco gastaria de colocar uma radio comunitário de alcance até 4km. Sem fins lucrativo Para informa para os velhinho a hora certa a hora de levanta toma café e fazer exercício bater um bom papo para descontrair e tocar musica da nossa epoco. Me informe como conseguir a autorga junto a Anatel