Apesar do risco, uso de dispositivos pessoais no trabalho é alto

Apesar do risco à segurança da informação, uma pesquisa encomendada pela Britsh Telecom mostra que a grande maioria das empresas permite que os seus funcionários utilizem dispositivos pessoais no trabalho. Segundo o levantamento, apenas 7% dos empregados consultados relataram que a companhia proíbe o uso de equipamentos pessoais no trabalho.

Notícias relacionadas
O estudo foi realizado com 640 entrevistas com os decisores da área de Tecnologia da Informação (TI) de organizações com mais de mil empregados de 11 países, entre os quais o Brasil, onde 78% das empresas enfrentaram brechas de segurança no último ano.

"Apesar do risco real de ameaça, muitas organizações falham ao fazer as provisões adequadas para proteger os seus dados valiosos, o que tem custado muito", diz o estudo. Apenas 44% dos entrevistados responderam que a empresa possui uma política de uso de dispositivos pessoais (BYOD – Bring Yor Own Device).

No Brasil, 46% das empresas ainda não têm uma política relacionada a BYOD, e a segurança dos dispositivos vem sendo negligenciada: apenas 37% dos entrevistados disseram haver, em suas empresas, recursos para prevenir uma violação da segurança em dispositivos móveis. Surpreendentemente, um terço (33%) de todos os funcionários não está protegido por senha, e 36% dos que responderam à pesquisa disseram que a empresa não oferece treinamento de segurança em TI a todos os funcionários.

O relatório destaca que, embora 32% dos dispositivos móveis pessoais ou corporativos contem com pleno acesso às redes internas ou contenham informações reservadas de clientes, 31% das organizações brasileiras não têm uma política de segurança móvel com regras que devam ser obrigatoriamente cumpridas.

No mundo, a maior parte dos casos de incidentes foi de infecção por malware (44%), mas 23% admitiram que dados de clientes ou da companhia foram comprometidos ou roubados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!