Dish e EchoStar, dona da Hughes, anunciam fusão

Foto: Pixabay

A Dish e a EchoStar anunciaram acordo definitivo para fusão das duas companhias, que haviam realizado cisão em 2008. O objetivo é combinar a tecnologia da primeira, os serviços de streaming e rede 5G com as soluções de comunicação via satélite da segunda e, com isso, "gerar sinergias significativas de custos e receitas". Os acionista da Dish terão 69% do negócio e os da Echostar, 31%

A expectativa é de que a transação transforme o grupo num líder em conectividade sem fio terrestre e não terrestre. Pelos termos e condições (veja mais abaixo). A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos conselhos administrativos das companhias, mas ainda deve ser votada pelos acionistas. A nova empresa deve ter sede na cidade de Englewood (no Colorado, Estados Unidos). Ela chegará ao mercado global com um conjunto de marcas comerciais e de consumo, que incluem: Dish Wireless, Boost Wireless, Sling TV e Dish TV, assim como EchoStar, Hughes e os serviços de satélite Jupeiter, além dos serviços gerenciados HughesON e internet via satélite HughesNet.

Notícias relacionadas

Conectividade

Nos EUA, as redes sem fio 5G da Dish cobrem 70% do território, cuja comercialização encontra-se em andamento, segundo a companhia.  Já a EchoStar conta com o satélite Jupiter 3 com significativa capacidade em breve disponível para serviços terrestres e não terrestres. Em nota à imprensa, a nova empresa formada disse que "estará bem posicionada para fornecer um conjunto amplo de capacidades de distribuição de comunicação e conteúdo, acelerando a entrega de soluções de conectividade por satélite e sem fio desejadas pelos clientes."

"Desde indivíduos não conectados nas regiões rurais e mais remotas do mundo até as redes em constante evolução de empresas privadas e instituições governamentais, o cenário de conectividade está mudando rapidamente", disse Hamid Akhavan, presidente e CEO da EchoStar. "Como uma empresa combinada, ofereceremos um amplo conjunto de serviços robustos de conectividade, usando um portfólio superior de experiência em tecnologia, espectro, engenharia, fabricação e gerenciamento de rede", completou.

Negociação

Com o fechamento da transação, ficou acordado entre as partes que os acionistas da EchoStar Corporation receberão 2,85 ações comuns Classe A da Dish Network para cada ação comum Classe A, Classe C ou Classe D da EchoStar Corporation e 2,85 ações comuns Classe B da Dish Network para cada ação comum Classe B EchoStar Corporation que possuírem. A transação, que também está sujeita a aprovações regulatórias e outras condições, deve ser concluída até o final do ano.

"A taxa de conversão representa um prêmio de 12,9% para acionistas da EchoStar conforme implícito pelo volume médio ponderado de 30 dias não afetado pelos preços de fechamento das ações das duas empresas em 5 de julho de 2023, o último dia de negociação completo antes da especulação da mídia sobre uma possível transação", informou o grupo em nota à imprensa.

Já Erik Carlson, presidente e CEO da Dish Network, afirmou que a nova empresa terá mais recursos e maior flexibilidade financeira para atender às demandas por conectividade, sejam elas dos consumidores, empresas e governos do mundo todo. "A combinação da Dish e da EchoStar une dois pioneiros com portfólios complementares e um compromisso compartilhado de mudar como o mundo se comunica", finalizou Carlson.

"Essa é uma combinação estratégica e financeiramente atraente que tem tudo a ver com crescimento e construção de um negócio sustentável de longo prazo" disse Charles Ergen, presidente do Conselho da Dish Network e EchoStar. Segundo Ergen, o acordo deve impulsionar a geração de valor a longo prazo para os acionistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!