Anatel confirma acordo com Aneel para preço de referência de postes

A Anatel confirmou nesta terça, dia 10, a informação publicada por este noticiário em maio: a agência e a Aneel (órgão regulador do setor de energia) publicarão nas próximas semanas uma portaria conjunta definindo o valor de R$ 2,40 como referência para o aluguel de postes. O acerto entre as agências foi feito esta semana.
Este valor não será imposto em nenhuma negociação. Segundo o superintendente de comunicação de massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, será apenas o parâmetro que será utilizado pela arbitragem conjunta entre as agências no caso de impasses no acerto comercial entre as empresas. "Acreditamos que o mercado possa chegar naturalmente a valores inferiores a estes", diz Minassian, ressaltando que o valor de referência também não se aplica a contratos correntes. "Só queremos evitar que a resolução de conflitos acabe na Justiça". O assunto foi colocado no primeiro dia de debates da ABTA 2010, que acontece esta semana em São Paulo.
O assunto é antigo, e já vem sendo discutido desde 2001, quando saiu a primeira portaria conjunta das agências estabelecendo as regras de compartilhamento de dutos e postes. No entanto, não houve definição de valores. Em 2007, a Anatel e a Aneel chegaram a propor uma fórmula de cálculo para estabelecer um preço comum, mas a iniciativa mostrou-se conflituosa com a regulamentação de energia, onde não há previsão legal para a fixação de preços. Mais recentemente, as agências retomaram o diálogo em busca de um preço que servisse de base apenas para o caso de conflitos, que serão analisados caso a caso pelas agências de infraestrutura em uma comissão de arbitragem.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!