A Telecom Italia, holding que no Brasil controla a TIM, e a operadora de TV por assinatura via DTH Sky (que não tem nenhuma relação com a Sky brasileira) anunciaram nesta quinta, 10, um acordo estratégico para a oferta de conteúdos da Sky utilizando a rede de ultra banda larga via fibra ótica da operadora na Itália.
Serviço começará a ser comercializado em 2015 e exigirá a conexão de um decodificador específico da Sky para IPTV, o My Sky HD. Assim, a Sky funcionará como um serviço over-the-top (OTT) na rede da Telecom Italia e passa a ter uma plataforma de distribuição alternativa para seus serviços de TV por assinatura para clientes, por exemplo, que moram em edificações históricas e não podem instalar as antenas de DTH nas fachadas. De acordo com o comunicado oficial da parceria, os preços e os pacotes de programação do serviço OTT serão equivalentes aos do DTH.
No Brasil, TIM e Sky formaram no final de 2011 uma parceria apenas comercial para a venda conjunta de seus serviços, mas a entrega da TV paga era a tradicional, via satélite. A venda conjunta, como chegou a admitir em meados de 2013 o presidente da TIM Fiber, Rogério Takayanagi, não obteve os resultados esperados; mas o fato é que a operadora tem procurado fechar uma estratégia para entrega de conteúdos OTT em cima de seu serviço de banda larga Live TIM, que funciona numa rede híbrida de fibra (FTTC) e cobre na casa do usuário. O modelo que está sendo implementado pela matriz italiana poderia um dia vir a ser replicado por aqui. Procurada por este noticiário, a TIM diz que o acordo com a Sky não contempla o Brasil.