Debêntures de infraestrutura têm criação sancionada pelo governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na íntegra a Lei 14.801/2023, que trata da criação das debêntures de infraestrutura. O texto define diretrizes para operações do gênero entre concessionárias, autorizatárias e permissionárias de serviços públicos. A expectativa é que telecomunicações possa ser uma das verticais contempladas.

De acordo com a lei, os recursos captados com as emissões devem ser destinados à implementação de projetos de investimento de infraestrutura ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação considerados como prioritários pelo Executivo Federal. Para garantir os benefícios, as debêntures devem ser emitidas até 31 de dezembro de 2030.

O governo ainda deve estabelecer quais áreas de infraestrutura poderão receber os recursos emitidos pelas debêntures, o que deve ocorrer mais adiante, por meio de regulamento.

Notícias relacionadas

Ainda, o regulamento deve trazer detalhes sobre a definição dos critérios de enquadramento para projetos em setores vistos como prioritários. A Lei sancionada pela Presidência abrange apenas "setores com grande demanda de investimento em infraestrutura" e "projetos com efeito indutor no desenvolvimento econômico local ou regional".

Um dos pontos a ser explorado pelo regulamento são os incentivos para iniciativas que proporcionem benefícios ambientais ou sociais relevantes, bem como o acompanhamento baseado em autodeclarações e os relatórios enviados pelo titular.

Tributação

Para as emissoras de debêntures, será possível deduzir o montante de 30% dos juros pagos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), para apuração do lucro líquido.

No caso dos investidores, valem as alíquotas vigentes em produtos de renda fixa, como o Tesouro Direto: 22,5% para investimentos com vencimento em até 180 dias; 20% entre 181 a 360 dias; 17,5% para 361 a 720 dias; e 15% para 721 dias ou mais.

Já no caso dos estrangeiros, os rendimentos decorrentes das debêntures, quando pagos, ficam sujeitos à incidência de imposto de 15%. Na hipótese deste investidor estar em país com tributação favorecida, a tributação será maior, de 25%.

Quando as debêntures forem adquiridas por fundos de investimentos em condomínio fechado, como Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura (FIP-IE), Fundo de Investimento em Participação na Produção Econômica Intensiva em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FIP-PD&I) e o Fundo Incentivado de Investimento em Infraestrutura (FI-Infra), o IR será de 10%.

Os títulos poderão conter cláusula de variação da taxa cambial e ser emitidos por sociedades controladoras diretas ou indiretas das empresas concessionárias.

O projeto

O texto sancionado se trata de um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), à proposta inicial 2646/2020, do deputado João Maia (PP-RN).

Na aprovação na Câmara, Maia afirmou que a expectativa é que 2023 fechasse com R$ 60 bilhões em investimentos de infraestrutura, mas que estudos calculam que seriam necessários R$ 420 bilhões. (Com informações adicionais da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!