Governo dos EUA prioriza incentivos para 5G e quer ampliar atuação internacional na ITU

Há dois temas centrais nas políticas públicas dos EUA nesse momento para o setor de TICs: assegurar um ambiente seguro e livre de ciberataques para a Internet, inclusive no ambiente da Internet das Coisas, e fomentar o ambiente regulatório para. A próxima geração dos serviços de banda larga móvel (5G). Segundo David Redl, secretário adjunto da NTIA (National Telecommunications and Information Administration), um órgão vinculado à Casa Branca e que tem a função de formular políticas na área, o desenvolvimento das redes 5G é essencial para que os EUA tenham a liderança em uma série de outros serviços que dependem da conectividade móvel. "Aceleramos e identificamos as oportunidades de espectro e estamos atuando na coordenação e padronização global", disse Redl, durante a CES 2018, evento de tecnologia de consumo que acontece esta semana em Las Vegas. Outro esforço do governo dos EUA é coordenar as agências para a liberação de espectro, inclusive os utilizados pela administração federal, para abrir mais espaço no espaço para 5G. Outro ponto que a NTIA está atuando, segundo Redl, é em facilitar a expansão dos sites para redes móveis.
A estratégia política dos EUA vai além da atuação interna. David Redl disse que o governo dos EUA busca uma regulação intergovernamental da Internet para evitar iniciativas como a de países que limitam ou negam acesso à rede a seus cidadãos, como é o caso do Irã, segundo o secretário. Ele defendeu o modelo multistakeholder e disse que isso será defendido pelos EUA nos fóruns adequados.
Mas para Redl, a UIT precisa ser modernizada e disse que para que os EUA consigam atingir alguns objetivos, em relação a políticas de espectro e satélites, "será necessário tomar alguns passos iniciais". Ele defendeu que os EUA assumam o bureau de desenvolvimento de telecomunicações da UIT. A candidata defendida pelo governo é Doreen Martin, atual diretora do departamento de planejamento estratégico da entidade.

Notícias relacionadas

Neutralidade

Havia, de outro lado, uma grande expectativa na CES 2018 sobre os debates que pudessem envolver o tema de neutralidade de rede, desde que o chairman da FCC, Amit Pai, cancelou sua participação alegando riscos de segurança. O debate ocorreu com outros comissários da FCC, include Mignon Clayburn, voto dissidente da recente decisão da FCC de deixar de incluir a Internet como passível de regulação pelo Title II. Os comissários evitaram polemizar sobre o tema e defenderam, todos, um ambiente propício para investimentos e inovação na Internet. Eles comentaram os riscos de o Congresso norte-americano intervir na decisão da agência reguladora. Disseram que se isso acontecer para clarear a interpretação que a FCC faz da legislação, será positivo, mas defenderam a independência da agência para tomar decisões baseadas nas leis existentes.
A CTA (Consumer Technology Association), que organiza a CES 2018, não se manifestou recentemente sobre as decisões da FCC, mas historicamente sempre foi favorável a uma regulação leve e com a mínima intervenção sobre o ambiente da Internet.

Eles destacaram, contudo, que ainda deve demorar até que as regras sejam plenamente implementadas e revistas baseadas na decisão de dezembro sobre neutralidade, e que não deve haver nenhuma mudanças drásticas. Até lá, a FCC deve continuar trabalhando num processo de desregulamentação, atualmente liderado pelo comissário Michael O'Rially

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!