O mercado mundial de banda larga móvel de próxima geração LTE (Long Term Evolution) deve atingir receita de US$ 100 bilhões em 2014, de acordo com estudo feito pela Juniper Research. Segundo a consultoria, o segmento crescerá rapidamente a partir do início do ano que vem, impulsionado principalmente pelos acessos feitos por meio de dispositivos como laptops e smartphones.
O estudo aponta um paradoxo na evolução da LTE: as operadoras de telecomunicações enfrentam problemas com a alta competitividade do mercado e, por conta disso, vêm baixando as tarifas de serviços. Isso as obrigará a direcionar os serviços móveis de próxima geração aos consumidores de maior poder aquisitivo, o que, segundo a consultoria, atrasará a adoção da LTE no mundo por cerca de três anos.
Além disso, a Juniper vê o surgimento dos tablet PCs como uma mudança de caminho no mercado de conexões de banda larga móvel. O estudo aponta que quase 90% dos entrevistados ainda não sabem como será o modelo de negócio para os tablets, tampouco como ficarão os preços dos aparelhos.
Mobilidade