O mobile advertising ainda carrega a imagem de que as operadoras não conseguem entregar dados confiáveis sobre o resultado de campanhas para celular. Executivos desta cadeia de valor que participaram do painel "Grandes Marcas e a Internet Móvel" do Fórum Mobile Plus, realizado esta semana pela Converge, se esforçaram para provar o contrário. "Dá para saber quem baixou, quem acessou e quem comprou pelo aplicativo. Isso é mito. Quem não domina, abomina", disse Leo Xavier presidente da Pontomobi.
Melissa Beltrão, diretora de soluções mobile da Yahoo, concorda. Para ela, o mundo móvel oferece mais métricas que a própria internet. "Dá para colocar inúmeros filtros, como por tipo de aparelho", detalha. O Yahoo oferece a ferramenta de busca dos portais das operadoras Vivo, Claro e, recentemente, fechou com a TIM. Melissa Beltrão conta que não existe mais distinção entre os produtos para a web e para o celular e que as 60 pessoas da área comercial da empresa vendem anúncios para as duas plataformas. "Os mais novos nem acreditam que a parte móvel era uma empresa separada dentro do Yahoo", diz ela.
Segundo a executiva, a ferramenta de busca, que foi desenvolvida especialmente para o celular, é a diferencial da empresa para o mundo móvel. O resultado da busca faz um mix entre o conteúdo de dentro do portal da operadora e de fora, e, além disso, mostra apenas aquilo que é compatível com o aparelho do usuário. Hoje o Yahoo comercializa banners na página de busca e o próximo passo é comercializar também links patrocinados, o que já é feito em mercados mais maduros. "Isso depende da maturidade do mercado, porque é um negócio que depende de volume", explica ela.
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