Avon amplia projeto de mobilidade e melhora comunicação com empregados

A Avon do Brasil começou a implantar neste mês a terceira fase de seu projeto de mobilidade corporativa voltado para a força de vendas. Até agora, a empresa de cosméticos já distribuiu mil smartphones da Nokia para os seus cerca de mil gerentes de vendas.
Nessa nova etapa, os smartphones foram equipados com um aplicativo que permitirá a realização de comunicação multimídia entre a empresa e os funcionários. A comunicação será baseada em diversas ferramentas como mensagens de texto (SMS) e outros recursos multimídia, como de vídeo e áudio.
"Esta fase deve ser concluída entre dois e três meses", comenta Rogério Faim, gerente de projetos da Avon, que participou do 3º Forum Mobile+, evento promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME, e organizado pela Converge Comunicações, em São Paulo.

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O executivo ressaltou que o aplicativo, batizado de Message Center, será instalado por meio de uma atualização do software da companhia já pré-instalado nos smartphones distribuídos aos gerentes. "Essa ferramenta permitirá uma comunicação ágil e em tempo real, resultando em um grande ganho de eficiência", analisa.
Como parceiros do projeto, que envolveu a terceirização dos serviços de telefonia móvel, a Avon tem a operadora TIM e a integradora Abacomm. Na primeira fase, a empresa trocou todos os celulares dos funcionários por smartphones da Nokia e na segunda, instalou um aplicativo de análise de CPF on-line para facilitar o processo de análise de crédito.
Entre os benefícios obtidos com o projeto de mobilidade, Faim cita a melhor comunicação entre os funcionários e a empresa, e a redução da aplicação de recursos na administração das contas de celular, além da melhor utilização dos serviços móveis.
O executivo ressalta que a companhia poderia ter obtido uma redução de custos com a iniciativa, o que era um dos objetivos iniciais. Entretanto, diz ele, decidiu alterar a ideia e incrementar as formas de comunicação, com a inclusão, por exemplo, de "salas" de conferência via celular, mantendo o mesmo orçamento previsto inicialmente para o projeto. "Conseguimos aperfeiçoar a qualidade da comunicação, aumentando a eficiência da equipe, com a mesma verba", revela.
No plano futuro da companhia está a expansão do projeto para a rede de revendedores, composta por cerca de 1,1 milhão de pessoas. "Antes, porém, precisamos nos aproximar deles e entendê-los, saber quais celulares usam e como os utilizam, para posteriormente começarmos a definir uma estratégia", diz Faim, citando que uma das alternativas poderá ser a Avon passar a atuar como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês). "É uma possibilidade, mas ainda não iniciamos estudos sobre o assunto", conclui.

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