Intel cria padrão mais veloz que o Wi-Fi

A Intel mundial, em parceria com outras empresas de tecnologia, criou um novo padrão de rede local wireless semelhante ao Wi-Fi (802.11), só que mais veloz e com um raio de cobertura maior. A tecnologia chamada 802.16 já está sendo testada nos Estados Unidos em 15 residências e em um hot spot no aeroporto de Hillsboro, no estado de Oregon. ?Conseguimos um alcance de 30 km nos testes, mas a idéia é chegar a 50 km de cobertura e uma velocidade de 50 Mbps (no padrão 802.11 a velocidade alcançada é de 11 Mbps)?, explica o gerente de tecnologia da Intel Brasil, Max Leite.
O objetivo, segundo o executivo, não é substituir as redes Wi-Fi existentes com o novo padrão, mas criar redes complementares em locais que precisam de maior banda ou em regiões de difícil acesso, onde é caro instalar um rede celular de alta velocidade. ?Como não precisa de visada (antenas transmissora e receptora apontadas uma para outra), pode ser instalado em qualquer região, independentemente da geografia do local. Além disso é mais barata que uma rede celular ou WLL?, afirma Leite.
Ele calcula que um ponto de acesso com abrangência de 50 km com o padrão 802.16 poderia atender cerca de mil residências a um custo de US$ 50 mil. A previsão é de que a tecnologia esteja disponível comercialmente em dois ou três anos. As empresas envolvidas no projeto criaram um grupo chamado WiMax para desenvolver novos produtos e serviços dentro desse prazo.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!