BrT investe até R$ 800 milhões em 2006

A Brasil Telecom deve investir entre R$ 600 milhões e R$ 800 milhões para adequar-se aos novos contratos de concessão do STFC assinados no final de dezembro. Desse montante, R$ 300 milhões referem-se à adaptação pulso-minuto. ?Até julho de 2006 teremos 98% da planta preparada para a nova tarifação?, disse o presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, que participou do Seminário Políticas em Telecomunicações, realizado em Brasília, nesta quinta, 9, evento organiado pela revista TELETIME e pelo GCOM – Grupo Interdisciplinar de Políticas, Direito, Economia e Tecnologia das Comunicações da UnB. O executivo destaca que um complicador para a renovação dos equipamentos é a falta de opções de compra de equipamentos e softwares, já que em todo o mundo não há mais investimentos em redes fixas. ?Os novos equipamentos vêm de países periféricos, como a África?, explica.
A empresa aposta em novos serviços que possam compensar a queda de tráfego da rede fixa, como voz sobre IP, que já está disponível. ?Estamos fazendo testes para a precificação do produto para não canibalizar nossa rede?, diz Knoepfelmacher. Outra aposta é no oferecimento de IPTV. A operadora já tem condições técnicas para a oferta, embora ainda não haja data para o lançamento do produto para o público.

TV Digital e IPTV

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Durante a reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, realizada na Casa Civil na quarta, 8, as operadoras fixas sugeriram que o padrão europeu DVB é o preferido pelo setor.
Segundo Knoepfelcher, ainda existem outras questões além do padrão, como as restrições à distribuição e exigência da distribuição ser realizada apenas por empresas brasileiras. ?Não queremos produzir conteúdo ou fazer radiodifusão, mas com a convergência das mídias, nossa reivindicação é podermos empacotar a programação e vender pela rede de telefonia?, diz o executivo. Para ele, existe um vácuo na legislação que deve avançar para um novo modelo de negócios, não apenas com a definição do padrão digital, mas com a entrada de novas mídias, como a IPTV.

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