Redes sociais registram 92,7 mil reclamações do 3G e 4G em dois meses no Brasil

Em dois meses, as redes sociais registraram mais de 92,7 mil reclamações em relação à banda larga móvel no Brasil, segundo análise da empresa de pesquisa de mercado AirStrip divulgada nesta segunda-feira, 8. O volume representa 19% do total de menções: a grande maioria (76%, ou cerca de 370,8 mil) foi de "registros neutros", enquanto a minoria (5%, ou 24,3 mil) foi de menções consideradas positivas. No total foram 487.986 registros monitorados pela empresa, sendo 86% provenientes do Twitter e 14% do Facebook.

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Não há divulgação de números, mas o levantamento afirma que as empresas mais citadas foram TIM, Vivo, Oi, Claro e Nextel, nesta ordem. Ressalta-se que a maior parte dos registros em cada uma das teles foi considerada pela AirStrip como neutro. O serviço 3G foi mencionado "pelo menos nove vezes mais" do que o 4G, sendo que o percentual de comentários negativos foi "quase o dobro".  A pesquisa afirma ainda que, mesmo quando há elogios, 40% dos usuários "utilizam tom de surpresa". Por outro lado, 9% dos registros são mensagens em tom jocoso, fazendo associação dos serviços 3G e 4G à lentidão e negligência.

Em questão de conteúdo, o aplicativo mais mencionado foi o WhatsApp, com 4.195 registros, sendo 81% deles negativos. O levantamento alega que escutar música foi a atividade mais mencionada, com 3.295 ocorrências, sendo 60% delas negativas, incluindo reclamações com a falta de sinal de celular (embora não tenha sido divulgada qual a parcela dessa queixa dentro do universo de reclamações).

O universo estudado foi composto de 172.554 usuários identificados, a maioria (62%) de mulheres. Da plataforma utilizada no total de registros, os dispositivos móveis foram menos (45%) populares do que os computadores. Os posts foram mais recorrentes nos Estados de São Paulo (27%), Rio de Janeiro (21%), Rio Grande do Sul (10%) e Santa Catarina (7%).

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