Proposta das multinacionais foi abaixo do custo, diz Digitel

A gaúcha Digitel, que compôs um consórcio com Gigacom e AsGa para disputar o leilão de enlaces de rádio digital da Telebrás, acusa os fornecedores multinacionais de terem feito propostas tão baixas que estariam abaixo dos seus próprios custos. "Ou eles entraram para comprar mercado ou, sabendo que não seriam classificados, entraram para bagunçar", afirma Gilberto Machado, diretor presidente da Digitel.
O leilão para enlaces digitais, que deve ser o mais custoso para a Telebrás, foi dividido em dois grupos. Um para a compra dos equipamentos de rádio enlace digital e outro para a compra da infraestrutura de torres. No que diz respeito aos rádios de telecomunicações, concorrem com o consórcio formado pela Digitel: Ericsson, SIAE Microelettronica, Huawei, WNI, ZTE e BSB Consultoria.
A grande preocupação da Digitel é que, de acordo com a MP 495, a Telebrás pode optar pelo produto nacional mesmo quando o preço for até 25% mais caro que o do concorrente. Se a diferença for superior a esse percentual, a Telebrás não poderá optar pelo produto nacional. Na sessão de negociação, entretanto, Machado está confiante de que poderá melhorar a sua proposta.

Notícias relacionadas
Os fornecedores multinacionais costumam questionar a capacidade financeira das empresas nacionais para honrarem esses grande contratos da Telebrás. Machado nega que o consórcio para disputar o leilão tenha sido formado por esse motivo. "Essa foi uma orientação da própria Telebrás porque ela tem pressa na instalação do equipamentos", diz ele. Além disso, segundo ele, esse contrato deve ser inferior a R$ 100 milhões por ano, o que a Digitel não teria problemas em atender sozinha.
A tomada de preços foi realizada no dia 1º de dezembro e a Telebrás ainda não concluiu a análise da documentação dos proponentes. Para Machado, a estatal poderia ter impedido que empresas que não cumpram os requisitos do edital – PPB e tecnologia com desenvolvimento nacional – participassem do certame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!