O usuário da Claro recebeu, nas últimas semanas, um comunicado sobre o atraso na emissão da fatura: ?Alguns clientes podem ter notado uma demora não habitual no recebimento de suas contas. Essa situação foi gerada devido à necessidade de adequação de sistemas da operadora … A Claro esclarece que enviará novas faturas com prazo de pagamento prorrogado para que eles não sejam prejudicados …? Apesar disso, as contas ainda não chegaram. Segundo comunicado da Claro, por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa está trabalhando para resolver a questão. A nota oficial afirma que as contas dos meses de maio e junho já estão sendo enviadas aos clientes e que as demais serão regularizadas no menor prazo possível.
Mais de uma conta
Ainda conforme o comunicado, o usuário poderá receber mais de uma conta por mês até a eliminação completa das contas atrasadas. Se isso ocorrer, haverá um intervalo de duas semanas entre um vencimento e outro e não haverá cobrança de multa e juros. A Claro informa também que enviará contas detalhadas com cartas explicativas com informações ao usuário. Alguns assinantes que reclamam da ausência da fatura são usuários da rede GSM da operadora, mas a Claro não informa se o problema está restrito a essa rede ou abrange também a rede TDMA.
O Serviço Móvel Pessoal, sob o qual a Claro opera, e mais especificamente, a emissão de contas, está, assim como os demais serviços, subordinado ao regulamento de indicadores de qualidade, o qual prevê uma série de sanções caso a empresa não atenda a requisitos mínimos de qualidade. Ainda conforme informação da Claro, o problema de atraso no processamento das faturas atingia menos de 2% da base de assinantes.