Reforma tributária traz riscos ao setor de serviços, diz Feninfra

Vivien Mello Suruagy, presidente da Feninfra

A reforma tributária aprovada na Câmara em julho é motivo de comemoração para o governo e tem sido majoritariamente elogiada na imprensa e pelo sistema financeiro, mas náo empolgou o setor de TICs. Ainda assim, as manifestações do setor têm sido cautelosas. A exceção é a Feninfra ( Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), que tem adotado um tom muito mais crítico e preocupado. Para Vivien Suruagy, presidente da entidade, a razão é a incerteza sobre o que virá como regulamentação da reforna, e do fato de que inevitavelmente, na vião da Feninfra, haverá aumento de carga para os setores prestadores de serviço. Nessa entrevista ela expõe as críticas de maneira contundente:

TELETIME – A Feninfra tem marcado uma posição crítica em relação à reforma tributária, destoando dos discursos às vezes mais comedido, ainda que crítico, de outras entidades empresariais. Por que?

Vivien Suruagy – No nosso entendimento, como representante do setor de prestadores de serviço, instaladores de rede, empresas de call center, não é possível ver uma reforma que signifique um claro risco de aumento de tributos e que não trate o setor de telecomunicações com a essencialidade que ele tem. Além de tudo o que as telecomunicações representam para o cidadão e para a economia, somos intensivos em mão-de-obra, empregando direta e indiretamente em torno de 2,5 milhões de profissionais. O setor de serviços para o mercado de telecomunicações é um dos maiores empregadores de jovens em primeiro emprego e de mulheres. Isso praticamente não foi ponderado. Não é questão de ser contra a reforma. Somos a favor de uma reforma. Todos nós concordamos que o Brasil precisa dessa simplificação, mas não sabemos a parte mais importante, que virá em lei complementar, e que ainda é desconhecida da sociedade. Só podemos projetar pelo que se fala, e da forma como está o aumento da carga tributária para o setor de serviços, sobretudo no nosso setor, será em média de 12%. Qualquer aumento de tributo vai recair, sempre, no colo da população, e isso não podemos admitir.

Notícias relacionadas

Mas qual é o problema? O desconhecimento sobre as alíquotas dos tributos sobre valor agregado?

Exatamente, não sabemos as alíquotas nem como será em detalhes o período em que teremos um regime misto. O IVA será de 25%, 38% ou 33%? Vai ser possível manter em 25% com tantas exceções que estão sendo abertas para setores que não são essenciais? Se for isso, é quase certo que iremos, entre os países que adotaram o regime do IVA, ultrapassar a maior carga tributária do mundo que é da Hungria. Países que adotam IVA praticam alíquotas muito menores do que se fala aqui: em Luxemburgo são 14%, a Alemanha trabalha com 7%, a França com 10%, a Áustria com 13%, Espanha tem 10%, Itália são 10%, em Portugal são 8%, na Suécia são 12%, e aqui, o que a gente sabe, é que deve ser no mínimo 25%. Tudo está sendo jogado para lei complementar, desde as definições das alíquotas de IBS, CBS até a regras de funcionamento do novo modelo.

A transição de modelos é uma preocupação?

Eu me pergunto se será factível o período de transição com redução gradual do ICMS e ISS, sendo que em 2032 haverá uma redução de 60% no valor, possibilitando a migração para o destino. O que vai acontecer no meio do caminho? Certamente, um aumento de carga tributária. Do nosso lado, a gente ouve do governo e dos elaboradores da reforma que o setor de telecom terá créditos. Mas é preciso entender a cadeia de telecom. Uma coisa é o lado das empresas de telecom que contratam os nossos serviços, contratam empresas de software, fornecedores de equipamentos e outros prestadores. Outra coisa somos nós, os prestadores de serviço para redes e operações de telecom. Ou estamos na ponta do consumidor ou no meio do caminho, então do nosso lado não haverá crédito nenhum a ser abatido. E as próprias empresas de telecomunicações, que contratam nossos serviços, no cenário competitivo que enfrentam, dificilmente repassarão para o consumidor qualquer aumento de carga tributária, então a pressão fatalmente vai recair sobre os fornecedores no meio da cadeia, em um cenário em que os investimentos estão cada vez mais restritos e controlados. Em nosso meio, que é intensivo em mão de obra, isto certamente significará demissão.

Mas o governo, e alguns especialistas que a gente já entrevistou e que elogiam a reforma, apostam que haverá um crescimento geral da economia com a reforma, e uma dinamização para toda a indústria…

Pois é, mas onde está esse estudo? Ainda não vimos essas contas, é uma expectativa, mas não conhecemos o racional. Setores importantes tiveram conquistas na aprovação da reforma na Câmara, e por isso tendem a aceitar melhor o modelo mesmo sem ter todas as informações. Mas os fornecedores de uma cadeia tão importante quanto é a dos serviços de telecomunicações e das TICs têm uma leitura bem clara do risco que a reforma como está representa, não podemos bancar o custo, por isso somos mais enfáticos. E tem outros problemas também: na questão dos produtos primários ou semielaborados, a definição das alíquotas ficou para os Estados e Municípios. Temos o risco de ter mais de 5 mil IBS diferentes. Também não temos ideia de como vai funcionar o Conselho Federativo, que decidirá sobre uma receita tributária que representa 9% do PIB, impondo um convívio de 10 anos de dois sistemas tributários. Também vemos uma grande indefinição nesse imposto seletivo, que não sabemos onde incidirá.

O risco que vocês vislumbram é então sobre as incertezas de como será a vida depois da reforma tributária?

Sabemos que, como está, a reforma vai aumentar impostos para parte do meio da cadeia, encarecer a vida do consumidor, estimular a pejotização, impedir investimentos e certamente afetar muito setores que empregam milhões de pessoas. O que a gente pede é que o Congresso haja com bom senso, principalmente o Senado nessa segunda votação e depois a Câmara, se o projeto retornar para lá. Ainda é possível corrigir o texto. Mas é importante também que o governo dê transparência daquilo que podemos esperar da Lei Complementar, porque é ela quem vai definir quase tudo o que importa. Da nossa parte vamos continuar contribuindo com o debate e com uma reforma que ajude na simplificação tributária, mas que reconheça a essencialidade do setor, dê o tratamento devido ao setor de serviços que gera tantos empregos e, sobretudo, que não aumente a carga tributária em nenhum ponto da cadeia econômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!