Consórcio entre Intel, Broadcom e Samsung quer promover interoperabilidade na Internet das Coisas

Um consórcio entre a Intel e outras empresas de tecnologia como Broadcom e Samsung foi anunciado nesta terça-feira, 8, para definir padrões para a interoperabilidade entre produtos de Internet das Coisas (IoT). A parceria, batizada de Open Interconnect Consortium (OIC) e que envolve ainda as companhias Atmel, Dell e Wind River, pretende colocar o projeto em prática em 2020, envolvendo ainda dispositivos como PCs, smartphones, tablets, eletrodomésticos e aparelhos vestíveis.

A iniciativa terá código aberto e um programa de certificação para a conexão sem fios entre os dispositivos. O primeiro código focará nos requerimentos específicos para soluções de casa e escritório conectados, como controle e recebimento de notificações de eletrodomésticos ou sistemas de segurança. A estratégia é que os dispositivos de IoT consigam se conectar independente de seu formato, sistema operacional ou provedor de serviços, e isso inclui oportunidades para as indústrias automotiva, de saúde e de outros setores.

Notícias relacionadas

De acordo com o comunicado, funcionários das companhias irão contribuir com software e recursos de engenharia para o desenvolvimento e especificação de protocolo, implantação open source e programa de certificação. As especificações vão ainda utilizar soluções já existentes, além de tecnologias que serão tendências de uso.

Nota-se a ausência, pelo menos até o momento, da maior fornecedora de chipsets, a Qualcomm, e de gigantes da indústria de dispositivos móveis como Apple, Google, LG e Sony. Entretanto, segundo o comunicado, o OIC espera que outras companhias entrem no consórcio, incluindo fabricantes de dispositivos eletrônicos e eletrodomésticos, fabricantes de chipset e provedores de serviço e soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!