MCom mudará benefício fiscal do Fust, mas quer mais controle sobre projetos

Foto: Pixabay

O Ministro das Comunicações Juscelino Filho anunciou nesta quarta, 8, um decreto que regulamenta o uso da modalidade de benefício fiscal como uma das formas de acesso aos recursos do Fust.

Hoje a legislação já permite que as empresas abatam até 50% do que recolheriam para o Fust em projetos pré-aprovados pelo Conselho Gestor do Fust dedicados a investimentos não-reembolsáveis. O benefício está descrito no Artigo 6A da Lei do Fust e vale até o final de 2026, sendo aplicado até lá de maneira progressiva. Diz o artigo:

Art. 6º-A.  As prestadoras de serviços de telecomunicações que executarem programas, projetos, planos, atividades, iniciativas e ações aprovados pelo Conselho Gestor, mediante utilização de recursos próprios, farão jus à redução da contribuição de que trata o inciso IV do caput do art. 6º desta Lei em valor equivalente ao aprovado, limitado a 50% (cinquenta por cento) do montante a ser recolhido, exclusivamente na modalidade prevista no inciso I do § 3º do art. 1º desta Lei.

Notícias relacionadas

Segundo o secretário de telecomunicações do MCom, Hermano Tercius, o benefício fiscal está prestes a ser concretizado. "Nós enviamos para a Casa Civil um decreto com uma proposta de como esse benefício pode ser usado nessa modalidade. Este decreto possui todo o procedimento para funcionamento dessa modalidade", disse Tercius.

A mudança, segundo apurou este noticiário, é significativa: a liberação, gestão e acompanhamento da execução desses investimentos seria feita pelo Ministério das Comunicações, e não mais pelo BNDES, como nas demais modalidades do Fust.

Segundo o secretário de telecomunicações, é possível que nessa modalidade atinja o valor de R$ 1,1 bilhão, se todas as empresas aderirem, beneficiando mais de 25 mil escolas.

(Colaborou Samuel Possebon)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!