Após acordo, AGU pede suspensão de cautelar sobre desoneração

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou manifestação na ação direta de constitucionalidade 7633, de autoria do Poder Executivo, pedindo a suspensão da decisão judicial cautelar proferida pelo ministro Cristiano Zanin, que interrompeu o benefício da desoneração da folha parra os 17 setores da economia.

Segundo a AGU, a medida ocorre porque os poderes Legislativo e Executivo firmaram acordo com o intuito de pacificar o tema. A proposta acordada prevê a retomada progressiva da cobrança da contribuição previdenciária sobre folha de salários a partir do ano de 2025, inclusive com medidas de compensação de impacto financeiro. Segundo a AGU, o acordo também envolveu representantes dos 17 setores afetados pela medida.

"A partir desse profícuo diálogo institucional, optou-se pela via de deliberação sobre propostas legislativas que contemplem uma transição gradual do modelo tributário de desoneração", diz a AGU na sua manifestação.

Notícias relacionadas

Projeto apresentado

Nesse sentido, nesta quinta-feira, 15, o senador Efraim Filho (União-PB) apresentou o projeto de lei (PL) 1.847/2024, que concretiza o acordo celebrado entre o Poder Executivo e o Congresso Nacional, sobre o regime de transição para a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores econômicos.

O PL do senador Efraim prevê uma transição, a partir 1º de janeiro de 2025, reduzindo gradualmente a contribuição substitutiva e garantindo ainda que durante toda a transição, a folha de pagamento do 13º salário continuará integralmente desonerada.

A transição terá duração de três anos, com início em 2025 e término em 2027. "Assim, a cada ano da transição, as empresas que optarem pelo regime jurídico da contribuição substitutiva terão que arcar, também, com uma parcela das contribuições ordinárias devidas sobre a folha de pagamento", explica do Senador.

Além da suspensão do processo por 60 dias, a AGU pede que o Supremo Tribunal Federal ouça o Congresso Nacional, com o intuito de saber da viabilidade de obter deliberação final do projeto de lei do senado Efraim dentro de 60 dias, prazo de suspensão da ADI 7633.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!