O presidente da Vivo, Roberto Lima, reputou a diminuição em 8,5% do Arpu no primeiro trimestre do ano à cautela do consumidor frente a instabilidade da economia. Segundo ele, os consumidores estão mais cautelosos com as chamadas de longa duração e estão priorizando as mensagens SMS. "As pessoas estão usando o serviço com mais rigor, aprendendo como administrar melhor as despesas com telefonia", afirmou ele, lembrando que o mesmo fenômeno está acontecendo com outros serviços essenciais como a energia. O Arpu da Vivo no trimestre foi de R$ 27, 8,5% menor que no mesmo período do ano passado e 7,2% menor que no último trimestre de 2008. Apesar do gasto menor, o executivo descarta uma diminuição no volume de vendas de celulares.
Embora a companhia tenha registrado queda no Arpu, a Vivo conseguiu aumentar seu lucro em 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado para R$ 123,5 milhões. O Ebtida, contudo, reduziu, na mesma comparação, 7,8% para R$ 1,20 bilhão. A margem Ebtida saiu de 35,5% no primeiro trimestre do ano passado para 29,9% no primeiro trimestre de 2009. A receita operacional líquida foi de R$ 4,02 bilhões, 9,2% maior que no mesmo período do ano passado. A receita de serviços cresceu 9,6% para R$ 3,66 bilhões.
Com relação à base de assinantes a empresa finalizou o trimestre com 45,6 milhões de clientes, o que representa crescimento de 1,5% em relação ao primeiro trimestre o ano passado. A companhia adicionou 696 mil novos clientes, cifra que corresponde a 23% de participação nas adições líquidas do país. A adição líquida do primeiro trimestre do ano passado, entretanto, foi maior: 925 mil.
Balanço