Cabo dos EUA começa a falar na era do "wideband"

O momento tecnológico da indústria de TV por assinatura está sendo chamado de "wideband", ou seja, a segunda geração da broadband. Vários fornecedores nessa NCTA Cable 2007 (maior evento do setor de TV a cabo dos EUA, que acontece em Las Vegas esta semana) estão com demonstrações de equipamentos do recém especificado DOCSIS 3.0. Obviamente, ninguém fala em implementar estes sistemas no curto prazo, já que só agora os operadores de cabo norte-americanos estão começando a fazer uso comercial das funcionalidades do DOCSIS 2.0. Mas o entusiasmo tecnológico foi suficiente para uma daquelas sessões de demonstração pública, na palestra de abertura deste segundo dia da Cable 2007. Brian Roberts, CEO da Comcast, que na NCTA de 1996 havia feito a demonstração do potencial da primeira geração de cable modems, reviveu a experiência na apresentação de uma plataforma DOCSIS 3.0. Se hoje, com o DOCSIS 2.0 as velocidades comercialmente disponíveis chegam ao máximo de 50 Mbps, com a terceira geração da tecnologia, o que se tem são patamares na casa dos 150 Mbps. Na demonstração realizada, um arquivo de 3 Gb foi transferido em pouco mais de 3 minutos. "O que acabamos de passar em 3 minutos e quarenta segundos é o volume de dados que um domicílio médio leva um mês para consumir", disse Roberts. Em conferência com a imprensa, ele disse que ainda não há previsão, pelo menos por parte da Comcast, de levar a tecnologia para o usuário. "É algo que requer investimento, então faremos no futuro, quando houver demanda".
A demonstração pode ser apenas isso, mas simbolicamente representa um esforço da indústria de TV a cabo nos EUA para se manter na dianteira do mercado de banda larga, em comparação com o que as empresas de telecomunicações têm condições de entregar.
Aliás, ainda são muito discretos os comentários no evento sobre o estrago, ou não, que as iniciativas, sobretudo da Verizon, com o seu serviço FiOS (banda larga e vídeo por fibra óptica) têm tido sobre os operadores de cabo. No último balanço financeiro da empresa, a tele mostrou que está conquistando mercado, e que o ritmo de vendas está crecendo. A Verizon conseguiu no primeiro trimestre 140 mil usuários de vídeo, chegando a 350 mil no total. É pouco ainda em números absolutos, mas são 2,2 mil adições por dia e uma penetração de 11% sobre a rede onde o serviço está disponível.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!