Eleito presidente da CCT, Carlos Viana quer indicações da Anatel sabatinadas pela comissão

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Carlos Viana (Podemos-MG) foi eleito nesta quarta-feira, 8, para presidir a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado Federal. O parlamentar disse que pretende levar ao presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta de que membros indicados para a Anatel sejam sabatinados pelo colegiado sob seu comando, e não pela Comissão de Infraestrutura, como acontece hoje.

"Eu concordo com a proposta de que os membros indicados para a Anatel sejam sabatinados pela CCT. A Comissão de Infraestrutura discute investimentos para a infraestrutura do Brasil. Agora, se quisermos entender a implementação de políticas do setor, acho que o espaço adequado é aqui na CCT. Vou levar isso para o presidente Rodrigo Pacheco", disse Viana a este noticiário. A proposta também era uma das prioridades do senador Jean Paul Prates, que não conseguiu levar a ideia adiante. O tema foi apontado no relatório aprovado pelo colegiado no final do ano passado.

Ele também afirmou que pretende discutir formas de ampliação do 5G. "Hoje, temos diversos setores que demandam 5G. O agronegócio é um deles. E tenho recebido aqui também demandas do setor de mineração. Queremos desenvolver essa tecnologia no país", afirmou.

Notícias relacionadas

Outro assunto que estará dentre as prioridades do senador Carlos Viana é a melhora da qualidade da educação brasileira por meio da tecnologia. "Há computadores para todos os alunos? Há acesso de Internet em todas as escolas? Vamos debater esses assuntos e vamos conversar com o MEC para discutir isso", afirmou Carlos Viana.

Sobre regulação de plataformas, Carlos Viana disse que é a favor de criação de critérios para essas empresas. "Precisamos discutir isso de maneira aberta, democrática, com todos. Isso é para evitar qualquer perda de direitos e liberdades das pessoas", afirmou.

O novo presidente da CCT convocou para a próxima semana a primeira sessão do colegiado para apreciação de propostas.

Atuação

Carlos Viana é tem uma longa relação com temas de comunicação. É formado em jornalismo e iniciou sua carreira profissional como representante brasileiro da empresa Deutsche Lufthansa AG para desenvolver projetos de divulgação sobre a Alemanha no estado de Minas Gerais, durante seis anos.

Na televisão iniciou como repórter da Rede Minas de Televisão, TV Globo Minas, e TV Globo Bahia. Também foi repórter e apresentador do Jornal da Alterosa, exibido pela rede de televisão mineira TV Alterosa. Também atuou nos Estados Unidos onde, na cidade de Cliffside Park Nova Jersey como editor-chefe do National – The Brazilian Newspaper.

Comissão de Infraestrutura

Mais cedo, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi eleito presidente da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado. O senador disse que a prioridade será a limpeza da pauta. "Não queremos deixar nenhum projeto de fora. É preciso sanar as nossas propostas", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!