Teles não conseguem entender decisão sobre YouTube

O despacho do procurador Ênio Santarelli Zuliani, do Tribunal de Justiça de São Paulo, datado da última terça-feira, 02, que determina o bloqueio ao site YouTube (por conta de uma ação movida pela modelo Daniela Cicarelli), causou certa confusão entre as empresas proprietárias de infra-estrutura, principalmente dos cabos submarinos responsáveis pelo escoamento do tráfego internacional: Brasil Telecom, Telefônica, Embratel, Telecom Itália e Global Crossing.
Até agora, a única empresa que acatou a decisão foi a Brasil Telecom e a Telefônica. As demais, por enquanto, não estão bloqueando o acesso, talvez porque dias depois da emissão do despacho, o desembargador esclareceu que, na verdade, ele se refere ao bloqueio do vídeo e não do site. Apesar disso, a Telefônica afirmou, nesta segunda-feira, 8, que está tomando as providências necessárias para bloquear o acesso ao site, conforme determinado no ofício enviado às companhias. A Embratel, por outro lado, disse que estuda a viabilidade de se acatar a decisão, considerando o esclarecimento do desembargador, ou seja, de bloquear o vídeo.
TELETIME News teve acesso ao ofício encaminhado às empresas no qual o juiz Lincon Antônio de Mora da Quarta Câmara do TJ/SP diz explicitamente ?… que Vossa Senhoria tome, por tempo indeterminado, uma das providências sugeridas nos autos, abaixo relacionadas, objetivando o bloqueio do site www.youtube.com?.

Notícias relacionadas
De acordo com o especialista em direito digital, o advogado Ricardo Opice Blum, qualquer uma das partes envolvidas (as empresas, os advogados do casal, ou o YouTube) poderão entrar com um ?embargo de declaração? solicitando ao desembargador que esclareça sua decisão. O imbróglio se dá também porque o texto do despacho, na opinião de Opice Blum dá margem à dupla interpretação. Diz o documento: ?cabe oficiar para aquelas empresas mencionadas no laudo de Paulo Cesar Breim que promovam a colocação de filtro na solicitação de acesso ou na entrada da resposta no website americano, de forma a inviabilizar, por completo, o acesso pelos brasileiros, ao filme do casal?.
?Apesar da dupla interpretação, para mim o texto está mais para o bloqueio do site. Eu como advogado seguiria essa interpretação, mesmo depois o desembargador tendo dito que se referia apenas ao vídeo. O que vale é o que está no processo?, diz Opice Blum.

Laudo

O perito requisitado pela Justiça para estudar a viabilidade técnica de um bloqueio deste tipo ? citado no despacho do desembargador ? Paulo Cesar Breim, afirma, entretanto, que lhe foi solicitado um laudo sobre a viabilidade técnica de se bloquear o acesso a um site hospedado fora do País. Ele esclarece que seu estudo é sobre o bloqueio de qualquer endereço IP hospedado fora do Brasil e não sobre o bloqueio do conteúdo. ?Tecnicamente é possível bloquear conteúdo, mas seria necessário identificar diariamente os novos URLs com o vídeo em questão, o que na prática ficaria mais complicado?, diz. Opice Blum também fala que para o bloqueio do vídeo, a parte que entrou com a ação deveria informar a Justiça dessas novas URLs que, posteriormente, informaria as empresas para que providenciassem o bloqueio.
O laudo de Braim afirma que o bloqueio poderá ser feito de duas formas. A primeira é ?colocar um filtro na entrada da solicitação de acesso por um usuário brasileiro, dessa forma essa solicitação nem chega ao computador americano?. A outra: ?colocar um filtro na entrada da resposta do website americano, dessa forma a informação não chega ao usuário brasileiro?. Essas duas maneiras constam também do ofício enviado às empresas pela Justiça.
Se o laudo solicitado pela Justiça se refere ao bloqueio do site e o ofício enviado às empresas também, por que o desembargador depois de emitir o despacho solicitando o bloqueio volta atrás e diz que se refere ao conteúdo? Fica a dúvida.
A internet já está coalhada de blogs que ensinam como driblar o bloqueio. Não é preciso instalar nenhum software, basta alterar as configuração no próprio navegador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!