Mais de 2 mil municípios adotaram sistema de pregão eletrônico

O novo Comprasnet, portal de compras públicas do governo federal, está disseminado como ferramenta preferencial de licitações em mais de 2,1 mil municípios do País. Como destacou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, ao abrir nesta segunda, 7/12, o 5×5 TecSummit, evento virtual promovido pelos sites Convergência Digital, Mobile Time, TELETIME, Tele.Síntese e TI Inside. Esse movimento facilita e barateia o processo pelo lado das prefeituras, mas também abre terreno para novos fornecedores.

"Hoje já temos mais de 2 mil municípios cadastrados utilizando o Comprasnet em suas licitações. É uma grande revolução, porque agora que o pregão eletrônico está de fato chegando ao município e isso cria uma série de barreiras e custos de transação para que fornecedores de todo o País, e até mesmo de fora, possam disputar licitações em todo o território nacional, e não apenas para o governo federal", afirmou.

A presença das cidades no portal Comprasnet duplicou ao longo de 2020, desde que, pelo Decreto nº 10.024/19, o uso do pregão eletrônico passou a ser obrigatório para compras realizadas com recursos oriundos de transferências da União.

Notícias relacionadas

Segundo Heckert, o projeto do Comprasnet 4.0 vem gradativamente modernizando a ferramenta, com novos recursos e facilidades. "Reformulamos a sala de disputa do ponto de vista do fornecedor, com uma interface muito mais amigável, inclusive com aplicativo mobile, para que o fornecedor possa participar de uma licitação até pelo celular. Estamos reformulando agora a visão do pregoeiro. E vamos em 2021 lançar uma nova sala de disputa com interface mais moderna e confortável para quem opera as licitações."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.