Competição deve ser ampliada, diz conselho consultivo

O relatório do Conselho Consultivo da Anatel divulgado nesta terça, 7, identifica uma série de medidas a serem tomadas para aumentar a competição nos serviços de telecomunicações. De acordo com o órgão, para que isso aconteça é necessário: implementar imediatamente o Plano Geral de Metas de Competição ( PGMC), que deverá contemplar um sistema informatizado para monitorar e fiscalizar atividades entre operadoras e o combate agressivo às condutas anticoncorrenciais. Será necessário ainda implantar a portabilidade numérica, revenda, unbundling, e o modelo de custo com uso apropriado de cálculo de custo médio ponderado de capital – WACC. O conselho sugere também a implementação do Plano de Numeração e do direito a interconexão para o SCM e a implementação da resolução 402 que trata da Exploração Industrial de Linhas Dedicadas – EILD.

Competição ampliada

Na visão do Conselho Consultivo, a competição nos serviços de telecomunicações no País seria ampliada com a aplicação de todas as medidas de incentivo à competição previstas na lei e na regulamentação; com a aplicação do conceito de Poder Significativo de Mercado (PMS) em todos os regulamentos dos serviços, inclusive vetando a possibilidade de agregação de serviços (bundling) quanto envolverem serviços em que a empresa é detendora de PMS; com a adoção de medidas firmes e urgentes para eliminar os monopólios existentes na telefonia fixa local e a implementação de procedimentos de fiscalização para mensuar a produtividade das concessionárias.

Notícias relacionadas

Regime público

Para o Conselho Consultivo, a aplicação dos recursos do Fust é urgente. Além disso, deve-se estudar a possibilidade de utilizar a rede de STFC para disseminar a banda larga em todo o país, sem prejudicar os investimentos do setor privado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!