TIM vai reduzir os aplicativos zero rating em planos móveis

[Do Mobile Time] A TIM pretende reduzir cada vez mais a oferta de aplicativos que não utilizam o plano de dados de seus clientes, o chamado zero rating. A tendência é que eles sejam substituídos por outros benefícios. O tema foi discutido durante conversa com a imprensa nesta quarta-feira, 7, sobre o balanço financeiro da empresa.

"A tendência é diminuir porque queremos uma justa remuneração da rede de dados. Mas não prejudicamos o cliente. O que temos feito ao longo dos trimestres é colocar mais opções, como streamings de vídeo, de áudio, parcerias estratégicas, antes de qualquer movimento", explicou Fábio Avellar, CRO da operadora. O executivo explicou que não foi feito nada de relevante neste sentido, "os clientes continuam se beneficiando de alguns assets, mas, naturalmente, como tendência, sim, vamos reduzir, dada a remuneração da rede de dados", completou.

De acordo com Alberto Griselle, CEO da TIM, os clientes não veem mais valor no zero rating – muitas vezes não se dão conta de que se trata de um benefício.

Notícias relacionadas

Mário Girasole, vice-presidente de assuntos regulatórios, institucionais e relações com a imprensa da operadora, lembrou que a ocupação da rede pelas OTTs (over-the-top) é um assunto que está intrinsecamente relacionado à discussão do fair share (como as operadoras chamam a remuneração pelo uso em larga escala da rede móvel para os seus negócios). "O zero rating é a outra face da moeda do fair share", afirmou.

"Queremos reduzir o zero rating e isso tem a ver com o fair share. Você dá algo de graça, mas a percepção desse benefício é mais difícil para o cliente. Trata-se de uma correta alocação de capital", completou.

O executivo deu como exemplo uma plataforma digital que resolve passar um jogo de futebol ao vivo. "Isso onera a rede e pode prejudicar o serviço que estamos ofertando a uma base maior de clientes. Todos os planos que estamos lançando são sem zero rating. Já fechamos a torneira. A gente vai remodelar os benefícios do cliente. Promover um benefício que possa ser perceptível e amigável".

Para Girasole esse é um caminho inevitável, porém, não descarta a possibilidade de o zero rating voltar. "Se as OTTS se dispuserem a compensar financeiramente o tráfego que elas utilizam, podemos mudar de estratégia porque isso pode gerar uma outra linha de negócios", explicou.

Outros serviços

Por outro lado, as ofertas de outros serviços para os clientes não param. O app Descomplica possui cerca de 400 mil clienes da operadora inscritos na plataforma. Já o app Tutti Saúde registra 120 mil downloads. E a iniciativa com o Grupo Cartão de Todos, iniciado em agosto de 2023, chegou a cinco estados do País no quarto trimestre (Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina).

2 COMENTÁRIOS

  1. Que mentira! Isso aí para gente rica de cidade grande.
    No meu caso, eu assino a TIM só pelo Deezer sem descontar da franquia de dados, senão já estaria em outra operadora, pois o sinal da TIM é horrível em alguns lugares da minha cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!