Vivax entra em bolsa valendo R$ 3 mil/assinante

Foi surpreendente e acima das estimativas iniciais o resultado do bookbuilding das ações da Vivax, que definiu o preço com que começam a ser ofertadas na Bolsa de Valores de São Paulo a partir desta quarta, 8. Após as ofertas dos investidores, a empresa definiu a Unit (certificado de depósito de duas ações preferenciais e uma ordinária) a R$ 24,50, R$ 1 a mais do que o teto estimado. Com isso, o preço por assinante conseguido pela Vivax será de aproximadamente R$ 3 mil, o que dá, pelo dólar de R$ 2,20, cerca de US$ 1,366 mil por assinante, sem considerar a dívida e tomando por base a estimativa de 300 mil assinantes no final de 2005.
Dessa forma, os acionistas fundadores da Vivax (investidores nacionais agrupados na Brasil TV a Cabo e investidores estrangeiros, agrupados na Horizon LLC), que estão se desfazendo de parte das ações (cerca de 58% do capital da empresa estará disponível ao mercado) ficarão com algo entre R$ 411,6 milhões e R$ 444 milhões e a companhia ficará com R$ 55,5 milhões, resultantes dos novos papéis colocados em circulação. O retorno conseguido pelos acionistas é considerado extremamente positivo, já que cobre o que foi investido até aqui com grandes ganhos e ainda garante o controle da operadora.
A demanda por ações da Vivax foi tão forte que a empresa teve que aumentar a oferta e ainda deve exercer a opção de vender mais ações dos atuais controladores. Para se ter uma idéia, na proposta original, a idéia era tornar cerca de 43% do capital público, mas na prática, serão 58%. De qualquer maneira, do capital votante da empresa, 52% permanecem na mão dos acionistas atuais.

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A companhia também conseguiu concluir com sucesso o lançamento de R$ 220 milhões em debêntures na última sexta, dia 3. Com isso, renegociou sua dívida, que hoje, líquida, está na casa dos R$ 120 milhões.

Net Serviços

A Vivax sempre teve o valor da Net Serviços como referencial para sua operação, pois é a única empresa de cabo listada em bolsa. A Net, pela cotação de segunda, 6, valia o equivalente a R$ 2,850 mil por assinante (ou US$ 1,29 mil), sem contar a dívida.

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