Smart TVs já têm mais de 100 milhões de unidades instaladas no mundo

O ano de 2012 registrou um marco importante no mercado de TVs conectadas: mais de cem milhões de unidades instaladas. Pesquisa da Strategy Analytics afirma que foram registrados 104 milhões de smart TVs em 2012, com penetração de até 20% em mercados como os Estados Unidos.

Notícias relacionadas
A pesquisa  também diz que haverá um significante avanço da China a partir deste ano, quando tomará a posição de segundo lugar dos norte-americanos (o líder é o Japão) no mercado mundial. Grande parte do crescimento se deve às plataformas baseadas em chips ARM e com sistema operacional Android, que permite aos fabricantes chineses vender aparelhos mais baratos ao consumidor e com uma grande oportunidade de aplicativos com o sistema do Google. Por outro lado, diz a Strategy Analytics, a pouca oferta de conteúdo para TVs conectadas nos EUA acaba por prejudicar o desempenho deste País.

Os países com maior número de smart TVs até dezembro de 2012, segundo a companhia, são Japão (21,1 milhões de unidades), EUA (15,8 milhões), China (13,8 milhões), Alemanha (7,1 milhões) e Reino Unido (6,8 milhões).

Ultra HD

A Strategy Analytics também prevê que em 2016, as TVs de ultra alta definição (Ultra HD) deverão estar instaladas em cerca de 10 milhões de domicílios no mundo. Mas o potencial é ainda maior: em 2020, a empresa acredita que as TVs Ultra HD estarão em mais de 130 milhões de domicílios no mundo.

Em dois anos, o mercado já venderá mais de um milhão de TVs Ultra HD. Até 2020, as vendas anuais passarão das 50 milhões de unidades. Nos próximos cinco anos, o estudo prevê que o preço dessas TVs caia para US$ 2 mil ou menos.

Como aconteceu com as TVs Full HD atuais, as telas ficarão cada vez maiores, com 60 polegadas a 100 polegadas. Os modelos de 80 polegadas corresponderão a 26% das vendas globais em 2020, enquanto os de 79 polegadas serão 61%. O grande desafio, diz a Strategy Analytics, será prover conteúdo Ultra HD pela Internet, pois a demanda de banda será bem maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!