Mercado mundial de femtocells volta a crescer no segundo semestre de 2012

Depois de um primeiro semestre fraco em 2012, o mercado mundial de femtocells voltou a dar bons resultados na segunda metade do ano passado, quando os envios desses equipamentos registraram mais de dois milhões de unidades. Pesquisa da ABI Research divulgada nesta segunda-feira, 7, diz que esses envios (que não são compras efetivas, mas apenas a quantidade de produtos enviados ao varejo) mais do que dobraram em relação ao primeiro semestre, compensando a fraca performance daquele período.

O levantamento diz respeito aos mercados para o consumidor final e corporativo. Embora o setor empresarial represente apenas um terço do total de envios de equipamentos, as receitas são dois terços do total do mercado de femtocell. Os principais players desses pontos de acesso são Airvana, Alcatel-Lucent e NEC/Ubiquisys – juntos, representam 78% do total de entregas desses produtos.

A ABI atribui o aumento no segundo semestre à reposição de estoque de inventário e à renovação de contratos por conta de novas versões dos pontos de acesso. Mas a empresa diz que ainda há “pouca vontade" das operadoras para uso das femtocells como diferencial qualitativo de rede em vez de apenas uma ferramenta defensiva de redução de churn (perda de clientes). A companhia afirma ainda que novos mercados, como América Latina e Rússia, estão aquecendo o setor, que deverá ter novos modelos de negócios como "femtocell as a service".

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